Os impactos da adoção da gestão do conhecimento 4.0 no contexto dos negócios: uma abordagem de inovação e competitividade nos negócios de farmácias magistrais

Autores

  • Everton Oliveira Instituto de Educação Tecnológica
  • José Luiz Braga Instituto de Educação Tecnológica
  • Fabrício Martins Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernando Zaidan Instituto de Educação Tecnológica

Resumo

O objetivo deste artigo foi avaliar de que maneira a aplicação da evolução da gestão do conhecimento poderia potencializar a inovação e aumentar as vantagens competitivas dos negócios de farmácias magistrais no Brasil com base no movimento de atuação híbrida do homem e da máquina. Para tanto, foi aplicado um questionário de perguntas fechadas com padrão de respostas na escala Likert, tendo sido obtidas 138 respostas por meio de um formulário eletrônico. Posteriormente, realizou-se uma análise quantitativa e qualitativa das respostas obtidas e foi realizado um grupo focal, que contou com a presença de profissionais do segmento pesquisado, tendo sido apresentado a eles um modelo inicial de framework conceitual para aplicação que foi alterado e validado pelo grupo após as discussões. As principais contribuições desta pesquisa foram propor um modelo para potencializar a gestão do conhecimento no seguimento, com atuação híbrida do homem e da máquina, mostrando a necessidade da utilização do conhecimento de forma estratégica, absorvendo os principais critérios inerentes aos processos da transformação digital e indústria 4.0 e identificar as fases da gestão do conhecimento, permitindo estabelecer a cultura da inovação e obtenção das vantagens competitivas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Oliveira, Instituto de Educação Tecnológica

Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica, Brasil.

José Luiz Braga, Instituto de Educação Tecnológica

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Instituto de Educação Tecnológica, Brasil.

Fabrício Martins Mendonça, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Fernando Zaidan, Instituto de Educação Tecnológica

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor do Instituto de Educação Tecnológica, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Oliveira, E., Braga, J. L., Mendonça, F. M., & Zaidan, F. . (2022). Os impactos da adoção da gestão do conhecimento 4.0 no contexto dos negócios: uma abordagem de inovação e competitividade nos negócios de farmácias magistrais. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 60–90. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/62064

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles