Os impactos da adoção da gestão do conhecimento 4.0 no contexto dos negócios: uma abordagem de inovação e competitividade nos negócios de farmácias magistrais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n3.62064Resumo
O objetivo deste artigo foi avaliar de que maneira a aplicação da evolução da gestão do conhecimento poderia potencializar a inovação e aumentar as vantagens competitivas dos negócios de farmácias magistrais no Brasil com base no movimento de atuação híbrida do homem e da máquina. Para tanto, foi aplicado um questionário de perguntas fechadas com padrão de respostas na escala Likert, tendo sido obtidas 138 respostas por meio de um formulário eletrônico. Posteriormente, realizou-se uma análise quantitativa e qualitativa das respostas obtidas e foi realizado um grupo focal, que contou com a presença de profissionais do segmento pesquisado, tendo sido apresentado a eles um modelo inicial de framework conceitual para aplicação que foi alterado e validado pelo grupo após as discussões. As principais contribuições desta pesquisa foram propor um modelo para potencializar a gestão do conhecimento no seguimento, com atuação híbrida do homem e da máquina, mostrando a necessidade da utilização do conhecimento de forma estratégica, absorvendo os principais critérios inerentes aos processos da transformação digital e indústria 4.0 e identificar as fases da gestão do conhecimento, permitindo estabelecer a cultura da inovação e obtenção das vantagens competitivas.