O impacto do compartilhamento do conhecimento na socialização organizacional: análise em uma instituição federal ensino

Autores

  • Fernanda Crocetta Schraiber Instituto Federal do Paraná
  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0002-5273-6373

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto que o compartilhamento do conhecimento entre a seção de gestão de pessoas e diretorias de um Campus e entre esses agentes e servidores recém-ingressos gera na socialização organizacional de uma Instituição Federal de Ensino. Trata-se de um estudo de caso, em que foram entrevistados 4 gestores e 21 servidores recém-ingressos. Para a análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo de Bardin (2011) com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o compartilhamento do conhecimento entre os gestores é motivado habitualmente por demandas específicas; já com os servidores recém-ingressos, esse processo tem a finalidade de facilitar a adaptação ao órgão. A ausência de um roteiro de ambientação e a não padronização das rotinas de socialização organizacional têm causado situações díspares nesses procedimentos. O clima organizacional também foi apontado como inibidor à integração, adaptação e compartilhamento do conhecimento no Campus analisado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Crocetta Schraiber, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Servidora pública do Instituto Federal do Paraná, Brasil.

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Schraiber, F. C., & Urpia, A. G. B. da C. (2022). O impacto do compartilhamento do conhecimento na socialização organizacional: análise em uma instituição federal ensino . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 91–111. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/62432

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles