O impacto do compartilhamento do conhecimento na socialização organizacional: análise em uma instituição federal ensino
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n3.62432Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto que o compartilhamento do conhecimento entre a seção de gestão de pessoas e diretorias de um Campus e entre esses agentes e servidores recém-ingressos gera na socialização organizacional de uma Instituição Federal de Ensino. Trata-se de um estudo de caso, em que foram entrevistados 4 gestores e 21 servidores recém-ingressos. Para a análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo de Bardin (2011) com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o compartilhamento do conhecimento entre os gestores é motivado habitualmente por demandas específicas; já com os servidores recém-ingressos, esse processo tem a finalidade de facilitar a adaptação ao órgão. A ausência de um roteiro de ambientação e a não padronização das rotinas de socialização organizacional têm causado situações díspares nesses procedimentos. O clima organizacional também foi apontado como inibidor à integração, adaptação e compartilhamento do conhecimento no Campus analisado.