Gestão do conhecimento e saberes tradicionais: uma proposta de inovação para organizações indígenas baseada no modelo de Choo
Resumo
A competitividade tem exigido das organizações a busca por melhor qualidade no desenvolvimento de estratégias de gestão a fim de inovar, tornar o ambiente organizacional mais criativo e fomentar uma cultura de inovação voltada a propor novos serviços e produtos que atendam a exigência da demanda de mercado. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de inovação organizacional baseada no modelo de Chun Wei Choo (2003), denominada de Núcleos de Criatividade Colaborativa (NCC), direcionada à implementação em organizações indígenas, com a proposta de fomentar a cultura criativa a partir dos conhecimentos oriundos dos saberes tradicionais desses povos. Foi tratado um estudo baseado em uma revisão bibliográfica, tendo como enfoque o escopo teórico da pesquisa em três eixos: a Gestão do Conhecimento, a Inovação e os saberes tradicionais provindos das organizações indígenas no Brasil. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas seguintes bases de dados: Eprints in Library and Information Science (E-LIS), Base de Dados Referencial de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil). Conclui que os NCC se constituem como um tipo de ferramenta de gestão, baseado no modelo de Choo (2003), que busca fomentar a cultura criativa e de inovação com base na gestão dos fluxos de informação e de conhecimento no âmbito organizacional, tendo como escopo de aplicação as organizações não convencionais, como as empresas oriundas das comunidades indígenas.