Empreendedorismo social na saúde pública: reflexões para a atenção básica no Brasil

Autores

  • Marcelo Kratz Mendes Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre https://orcid.org/0000-0002-1302-5069
  • Mauro Mastella Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Mariana de Freitas Dewes Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar o estado da arte sobre empreendedorismo social na saúde pública, avaliando contribuições de pesquisas na temática para o sistema público de saúde brasileiro. A lente teórica utilizada é do empreendedorismo social na perspectiva da saúde pública. Buscando diminuir a lacuna acerca do entendimento do empreendedorismo social na saúde pública, o método utilizado para responder a pergunta de pesquisa foi a de revisão bibliográfica sistemática integrativa. Após os critérios de inclusão e exclusão, 9 artigos foram elencados para análise. Os resultados foram organizados em três dimensões: (1) metodologias, região, população-alvo, lacunas e sugestões para pesquisas futuras, (2) o Estado como rede de apoio às ações empreendedoras e (3) oportunidades e lições para a atenção básica no Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa representa um avanço na literatura a respeito do empreendedorismo social em órgãos públicos, sendo diversos os potenciais benefícios de práticas tradicionalmente estudadas no campo das ciências sociais quando aplicadas na área da saúde. Os resultados encontrados podem impulsionar ações gerenciais na saúde pública com o apoio de experiências do empreendedorismo social, melhorando a prestação de serviço à saúde da população e buscando, assim, cumprir com as diretrizes e objetivos do SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Kratz Mendes, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestrando em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil.

Mauro Mastella, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutor em Administração: Finanças (UFRGS). Professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil.

Mariana de Freitas Dewes, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil. 

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Mendes, M. K., Mastella, M., & Dewes, M. de F. (2022). Empreendedorismo social na saúde pública: reflexões para a atenção básica no Brasil. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 186–208. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/62766

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles