O grupo de trabalho 4 do Enancib: uma análise bibliométrica

Autores

  • Rodrigo Franklin Frogeri Centro Universitário do Sul de Minas
  • Fabrício Ziviani Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Aline de Paula Martins Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC
  • Thaís Campos Maria Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC
  • Rubia Magalhães Fraga Zocal Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Resumo

O Encontro Nacional de pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) surgiu em 1994. Em seu sétimo encontro foi criado o Grupo de Trabalho 4 (GT4), denominado como Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações. Nesse contexto, o objetivo do estudo é investigar a produção científica nos ENANCIBs ocorridos entre os anos de 2003 a 2018 dos temas que envolvem o GT4. Este intento é conseguido por meio de uma abordagem quantitativa, aplicada a 427 estudos e 973 autores. Aplica técnicas de estatística descritiva, cluster e as Leis bibliométrica de Lotka (1926), Bradford (1934) e Zipf (1949). Os resultados evidenciam que a produção científica está alinhada com a ementa e as temáticas centrais do GT4. Observa a tendência de estudos sob abordagens interdisciplinares. Os resultados evidenciam, ainda, uma baixa produtividade dos autores envolvidos no GT4 e uma alta concentração de publicações em poucos autores. Constata, também, que a produção científica no campo da gestão do conhecimento apresenta uma tendência média de publicação por autor de 1,6 trabalhos, dados alinhados com a produção nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas

 Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professor do Centro Universitário do Sul de Minas, Brasil.

 

Fabrício Ziviani, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG. Professor da  Fundação Dom Cabral  e da  Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Aline de Paula Martins, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Mestre em Administração pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil.

Thaís Campos Maria, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil.

Rubia Magalhães Fraga Zocal, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

 Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil.

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Franklin Frogeri, R., Ziviani, F., de Paula Martins, A., Campos Maria, T. ., & Magalhães Fraga Zocal, R. (2022). O grupo de trabalho 4 do Enancib: uma análise bibliométrica. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 235–252. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/62824

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles