Desenvolvimento da capacidade absortiva em empresas participantes de uma associação comercial

Autores

  • Nathalia Berger Werlang Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leticia Lenkner Unidade Central de Educação Faem Faculdade
  • Camila Luísa Hister Unidade Central de Educação Faem Faculdade

Resumo

O presente estudo objetivou compreender o desenvolvimento da capacidade absortiva nas micro e pequenas empresas integrantes de associações comerciais e empresariais. Para consecução do estudo foi utilizada pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, de caráter teórico-empírico, por meio de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 6 gestores de empresas participantes de diferentes núcleos de associação comercial e empresarial. Para análise dos dados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo, onde identificou-se 10 categorias integrantes das 4 dimensões da capacidade absortiva. Como principais resultados, identificou-se que a associação comercial tem fundamental importância na aquisição, assimilação, transformação e aplicação de conhecimentos, sendo um espaço para formação de redes de aprendizagem, com a finalidade de promoção de intercâmbio de informações e experiências entre os associados. Desse modo, o estudo conclui que as associações comerciais e empresariais promovem atividades voltadas para o desenvolvimento da capacidade absortiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Berger Werlang, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Leticia Lenkner, Unidade Central de Educação Faem Faculdade

Bacharela em Administração pelo Centro Universitário Faculdades de Itapiranga, Brasil.

Camila Luísa Hister, Unidade Central de Educação Faem Faculdade

Bacharela em Administração pelo Centro Universitário Faculdades de Itapiranga, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Werlang, N. B., Lenkner, L., & Hister, C. L. (2022). Desenvolvimento da capacidade absortiva em empresas participantes de uma associação comercial. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 127–143. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/62842

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles