Desenvolvimento da capacidade absortiva em empresas participantes de uma associação comercial
Resumo
O presente estudo objetivou compreender o desenvolvimento da capacidade absortiva nas micro e pequenas empresas integrantes de associações comerciais e empresariais. Para consecução do estudo foi utilizada pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, de caráter teórico-empírico, por meio de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 6 gestores de empresas participantes de diferentes núcleos de associação comercial e empresarial. Para análise dos dados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo, onde identificou-se 10 categorias integrantes das 4 dimensões da capacidade absortiva. Como principais resultados, identificou-se que a associação comercial tem fundamental importância na aquisição, assimilação, transformação e aplicação de conhecimentos, sendo um espaço para formação de redes de aprendizagem, com a finalidade de promoção de intercâmbio de informações e experiências entre os associados. Desse modo, o estudo conclui que as associações comerciais e empresariais promovem atividades voltadas para o desenvolvimento da capacidade absortiva.