Análise das representações sociais sobre inovação dos colaboradores da área de Tecnologia da Informação
Resumo
Esta artigo tem como objetivo investigar as representações sociais sobre inovação dos colaboradores de empresas da área de tecnologia da informação. A relevância desta pesquisa justifica-se pela importância do constructo inovação, elemento estritamente humano, apontado como relevante nas empresas da área de TI por aumentar sua competitividade e sustentabilidade. Esta pesquisa pode ser caracterizada como exploratória, empírica e descritiva. Utilizou-se a evocação de palavras fundamentado pela Teoria das Representações Sociais na perspectiva da abordagem estrutural, teoria do núcleo central e o sistema periférico. Os critérios adotados para seleção das unidades de análise foram a tipicidade, colaboradores de empresas de TI, negócio consolidado com mais de 42 meses de existência, acessibilidade e facilidade de acesso à amostra. A coleta de dados realizou-se por meio de um questionário com a evocação livre de palavras. A amostra da pesquisa contou com 153 respondentes, colaboradores da área de TI, sendo que, 80,39% dos colaboradores trabalham em empresas com mais de 100 funcionários. Os resultados da pesquisa apontam, por meio das representações sociais, que os colaboradores de empresas da área de TI compreendem o conceito de inovação, interpretam a criatividade como o primeiro passo para a inovação, enxergam como relevante a inovação incremental e de ruptura e concebem a tecnologia como elemento base para se obter a inovação.