Análise das representações sociais sobre inovação dos colaboradores da área de Tecnologia da Informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n2.62953Resumo
Esta artigo tem como objetivo investigar as representações sociais sobre inovação dos colaboradores de empresas da área de tecnologia da informação. A relevância desta pesquisa justifica-se pela importância do constructo inovação, elemento estritamente humano, apontado como relevante nas empresas da área de TI por aumentar sua competitividade e sustentabilidade. Esta pesquisa pode ser caracterizada como exploratória, empírica e descritiva. Utilizou-se a evocação de palavras fundamentado pela Teoria das Representações Sociais na perspectiva da abordagem estrutural, teoria do núcleo central e o sistema periférico. Os critérios adotados para seleção das unidades de análise foram a tipicidade, colaboradores de empresas de TI, negócio consolidado com mais de 42 meses de existência, acessibilidade e facilidade de acesso à amostra. A coleta de dados realizou-se por meio de um questionário com a evocação livre de palavras. A amostra da pesquisa contou com 153 respondentes, colaboradores da área de TI, sendo que, 80,39% dos colaboradores trabalham em empresas com mais de 100 funcionários. Os resultados da pesquisa apontam, por meio das representações sociais, que os colaboradores de empresas da área de TI compreendem o conceito de inovação, interpretam a criatividade como o primeiro passo para a inovação, enxergam como relevante a inovação incremental e de ruptura e concebem a tecnologia como elemento base para se obter a inovação.