Análise das representações sociais sobre inovação dos colaboradores da área de Tecnologia da Informação

Autores

  • Kleber Netto Fonseca Universidade FUMEC
  • Renata de Sousa da Silva Tolentino Universidade FUMEC https://orcid.org/0000-0002-8284-7509
  • Fabrício Ziviani Universidade FUMEC

Resumo

Esta artigo tem como objetivo investigar as representações sociais sobre inovação dos colaboradores de empresas da área de tecnologia da informação. A relevância desta pesquisa justifica-se pela importância do constructo inovação, elemento estritamente humano, apontado como relevante nas empresas da área de TI por aumentar sua competitividade e sustentabilidade. Esta pesquisa pode ser caracterizada como exploratória, empírica e descritiva. Utilizou-se a evocação de palavras fundamentado pela Teoria das Representações Sociais na perspectiva da abordagem estrutural, teoria do núcleo central e o sistema periférico. Os critérios adotados para seleção das unidades de análise foram a tipicidade, colaboradores de empresas de TI,  negócio consolidado com mais de 42 meses de existência,  acessibilidade e facilidade de acesso à amostra. A coleta de dados realizou-se por meio de um questionário com a evocação livre de palavras. A amostra da pesquisa contou com 153 respondentes, colaboradores da área de TI, sendo que, 80,39% dos colaboradores trabalham em empresas com mais de 100 funcionários. Os resultados da pesquisa apontam, por meio das representações sociais, que os colaboradores de empresas da área de TI compreendem o conceito de inovação, interpretam a criatividade como o primeiro passo para a inovação, enxergam como relevante a inovação incremental e de ruptura e concebem a tecnologia como elemento base para se obter a inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Netto Fonseca, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de informação e gestão do conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil.

Renata de Sousa da Silva Tolentino, Universidade FUMEC

Doutora em Administração pela Universidade FUMEC, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

Netto Fonseca, K., de Sousa da Silva Tolentino, R., & Ziviani, F. (2022). Análise das representações sociais sobre inovação dos colaboradores da área de Tecnologia da Informação. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(2), 84–104. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/62953

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles