Teorias utilizadas em pesquisas sobre Gestão do Conhecimento

Autores

  • Pablo Luiz de Arruda Universidade do Sul de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-5610-187X
  • Jacir Leonir Casagrande Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ademar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Clarissa Carneiro Mussi Universidade do Sul de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0367-4345

Resumo

Este estudo analisa as teorias e as características de pesquisas empíricas internacionais sobre gestão do conhecimento. Metodologicamente, adota-se o “Knowledge Development Process – Construtivist (Proknow-C)”. Identificam-se os autores, artigos e periódicos mais relevantes, as redes de palavras-chave, de autores e de citações, bem como instituições, países e redes de colaboração. Evidenciam-se 39 teorias e 8 processos de gestão do conhecimento relacionados. Os estudos vinculam, principalmente: compartilhamento do conhecimento com “social capital theory”, “planned behavior theory” e “social exchange theory”; gestão do conhecimento com “knowledge-based theory” e “institutional theory”; e ocultação do conhecimento com “conservation of resources theory” e “social exchange theory”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Luiz de Arruda, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil.

Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil.

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil.

Leonardo Ensslin, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Sul da California, Estados Unidos. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil. 

Clarissa Carneiro Mussi, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Arruda, P. L. de, Casagrande, J. L., Dutra, A., Ensslin, L., & Mussi, C. C. (2023). Teorias utilizadas em pesquisas sobre Gestão do Conhecimento. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(1), 57–87. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/62980

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles