Compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática no poder judiciário brasileiro: barreiras, viabilizadores e motivadores
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13n3.63028Resumo
Este trabalho discute o compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática. Seu principal propósito consiste no estudo da relação entre barreiras, viabilizadores e motivação para CC em uma comunidades de prática informal do Poder Judiciário brasileiro. Desenvolveu-se um modelo de pesquisa, com hipóteses para confirmação e avaliação do problema de pesquisa. As hipóteses foram testadas por meio de regressão múltipla, com análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais e mediação em análise de vias (direta e indireta) para se compreender as condicionantes para o compartilhamento de conhecimento nas comunidades de prática analisada. Os resultados na referida comunidade apontam que: exercer função gerencial e a confiança no ambiente e em colaboradores são preditores para o compartilhamento de conhecimento; os construtos barreiras, motivadores e viabilizadores são também preditores para o compartilhamento de conhecimento; fatores motivadores influenciam barreiras e viabilizadores ao compartilhamento de conhecimento; não foram observados efeitos diretos ou indiretos das barreiras como mediador entre os fatores motivadores e o compartilhamento de conhecimento; foi observado efeito indireto dos viabilizadores como mediadores entre os fatores motivadores e o compartilhamento de conhecimento, porém não se observa o efeito direto.