Inovação no setor musical: uma análise da trajetória tecnológica da indústria fonográfica dos EUA no século XXI
Resumo
A indústria fonográfica mundial vem passando por diversas transformações ao longo de sua história, sobretudo em função das alterações no controle dos processos de sua cadeia produtiva. Neste sentido, o presente artigo procura apresentar uma visão geral do conceito de inovação, baseada na perspectiva Neoschumpeteriana, e de como essa visão pode ser utilizada para compreender o que está ocorrendo na indústria da música dos Estados Unidos no Século XXI. Cabe destacar que escolha da indústria estadunidense decorre do fato de que essa é a mais importante do mundo, tanto em termos de produção quanto de distribuição. O método consiste em uma análise exploratória baseada principalmente nos relatórios da Recording Industry Association of America (RIAA). O artigo procura explorar como os paradigmas tecnológicos se relacionaram com as mudanças no controle dos processos da cadeia produtiva do setor a partir da incorporação da internet, que tem um papel fundamental no atual contexto de produção e distribuição musical. Os resultados indicam que com a internet a música deixou de ser um produto fortemente vinculado às mídias físicas, e passou a ser um produto distribuído de maneira digital e gratuita, o que incialmente se tornou um problema para o setor, sobretudo por conta da pirataria. No entanto, as trajetórias tecnológicas identificadas ao longo da pesquisa apontam para uma nova realidade da indústria dos Estados Unidos, que baseada nos serviços de assinatura pagas (streaming), que vem alterando as receitas de vendas do setor.