Esta é uma versão desatualizada publicada em 31-08-2023. Leia a versão mais recente.

Técnicas e métodos de pesquisa de experiência do usuário (UX) para avaliação de estudo de usuários da informação

Autores

  • Gabriela da Silva Santos Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Célia da Conceição Dias Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Analisa as principais técnicas e métodos de pesquisa da área de Experiência do Usuário, com objetivo de identificar sua relação e aplicação no Estudo de Usuários da informação. Apresenta a linha evolutiva e conceitos da Experiência do Usuário e do Estudo de Usuários, apontando para os objetivos comuns que perpassam as áreas, e a importância de se considerar a pesquisa de Experiência do Usuário no planejamento do Estudo de Usuários. A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa exploratória qualitativa do tipo bibliográfica, em fontes de informação especializadas sobre os principais temas do estudo: Experiência do Usuário e Estudo de Usuários. O levantamento empregado com a pesquisa bibliográfica resultou em um quadro referencial que apresenta as técnicas e métodos mais citados na literatura para a pesquisa de Experiência do Usuário, detalhadas por conceito/uso, vantagens e limitações. A análise das técnicas e métodos de pesquisa de Experiência do Usuário possibilita acompanhar novas tendências para a coleta de dados do Estudo de Usuários e no planejamento dos serviços de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Santos Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Célia da Conceição Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Versões

Como Citar

Pinheiro, G. da S. S., & Dias, C. da C. (2023). Técnicas e métodos de pesquisa de experiência do usuário (UX) para avaliação de estudo de usuários da informação. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(2), 133–148. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/63290

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles