Aplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa: a experiência do INFOCOM/UFRGS
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a aplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa, a partir da experiência do grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom). No referencial teórico, apresenta a gestão do conhecimento e algumas de suas principais técnicas. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo que, por meio de um estudo de caso operado através de pesquisa documental e observação participante, relata as ações de gestão do conhecimento empregadas nas atividades do grupo. Foi constatado que o uso da gestão do conhecimento pelo InfoCom, além de padronizar processos, promover a inovação e facilitar a colaboração, possui o potencial de incentivar o sentimento de pertencimento e a valorização dos sujeitos envolvidos. Conclui-se que a gestão do conhecimento é uma estratégia eficaz para dinamizar grupos de pesquisa, pois propicia interações que resultam em documentação administrativa (memória organizacional) e produção intelectual do grupo, além de incentivar uma cultura de compartilhamento.