Guia de gestão da informação para empresas juniores: estudo de caso no centro tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13n1.63508Resumo
O artigo objetiva apresentar características da gestão da informação em empresas juniores, que são associações civis sem fins lucrativos, geridas exclusivamente por estudantes de graduação e vinculadas à uma Instituição de Ensino Superior. Geralmente, suas equipes não ultrapassam 30 membros e a permanência média é de 18 meses, havendo uma rotatividade que prejudica o uso da informação para a compreensão do ambiente, para a construção de novos conhecimentos e a tomada de decisões. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, entrevistas com diretores, análise documental e observação assistemática, e analisados a partir da análise temática. Observou-se que as participantes não possuem uma gestão da informação estruturada, mas há iniciativas que auxiliam a obtenção, armazenamento, desenvolvimento de produtos, disseminação e descarte de informações. Além disso, alguns fatores referentes à gestão em geral mostraram-se relevantes para uma adequada gestão da informação, são o caso da cogestão, da cultura organizacional e dos relacionamentos estabelecidos pela empresa júnior. Foi construído um guia baseado nas práticas bem-sucedidas das empresas pesquisadas e nos modelos de gestão da informação difundidos na literatura científica da área. O material contribui para o planejamento e a execução de processos internos e consultorias, visto o papel da informação no ambiente de negócios. Consequentemente, beneficia a rede da qual a empresa faz parte e impacta positivamente no desenvolvimento de todo o seu ecossistema.