A adoção do coworking: um estudo sobre a adesão de empresas ao modelo como solução imobiliária

Autores

  • João Victor Fuzihara Messias
  • Joana Rosa Cardoso de Carvalho
  • Evandro Luiz Lopes
  • Aleixo Fernandes

Resumo

A utilização dos espaços de coworking, modelo de escritório baseado no compartilhamento de recursos por seus integrantes, é uma prática que vem ganhando cada vez mais representatividade dentro do setor imobiliário. O compartilhamento de espaços de trabalho surgiu como uma alternativa viável para distribuir custos relativos à manutenção de uma estrutura física, bem como os principais custos fixos para mantê-los operando. A ideia do modelo é entender o espaço físico compartilhado como um meio de gerar conexões entre diferentes profissionais, capaz de proporcionar um ambiente que instigue a colaboração e a flexibilização de padrões que pertencem a modelos de escritórios tradicionais. Apesar de em sua concepção, o modelo ter surgido para atender a trabalhadores de caráter individual, tem aumentado a escolha por parte de empresas de diferentes portes e setores. O objetivo central do trabalho é, a partir da literatura e da aplicação de entrevistas em profundidade com gestores de empresas que aderiram ao modelo, testar premissas, abordar e analisar essa tendência a fim de entender os motivos que levam empresas brasileiras a aderir a esse tipo de solução em detrimento dos escritórios tradicionais. Os dados obtidos foram analisados com o uso do software Iramuteq. Por meio da pesquisa pode-se concluir que essas empresas aderiram aos coworkings pela necessidade de redução de custos e pela vantagem estratégica obtida por não terem que despender de tempo para a gestão dos escritórios. Ao final, as implicações teóricas e gerenciais são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Fuzihara Messias

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

 

Joana Rosa Cardoso de Carvalho

Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho, Brasil.

          

Evandro Luiz Lopes

Livre docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil. Professor da Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Aleixo Fernandes

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, Brasil.

            

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Messias, J. V. F. ., Carvalho, J. R. C. de, Lopes, E. L., & Fernandes, A. . (2022). A adoção do coworking: um estudo sobre a adesão de empresas ao modelo como solução imobiliária. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 165–185. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/64272

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles