Gestão de dados científicos: necessidades e desafios de um programa científico para a Amazônia

Autores

Resumo

A ciência contemporânea caracteriza-se pelo grande volume de dados, reflexo da crescente complexidade dos problemas de pesquisa, exigindo cada vez mais a colaboração entre grupos interdisciplinares e interinstitucionais. Nesse contexto, a Tecnologia da Informação vem desenvolvendo novos ambientes que viabilizem essa dinâmica de trabalho. Este artigo apresenta um conjunto de dimensões conceituais com potencial de atender as necessidades para gestão do conhecimento e de dados científicos no contexto de um programa de pesquisa para a Amazônia. Um levantamento bibliográfico possibilitou a identificação de eixos temáticos e a análise dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores, técnicos e dirigentes do programa de pesquisa possibilitou a identificação das dimensões conceituais e sua correlação com os eixos temáticos. O estudo apontou essas dimensões como fundamentais para uma efetiva gestão do conhecimento e de dados científicos produzidos no âmbito do programa e para o desenho de plataformas de e-Science que venham a dar suporte às atividades de pesquisa no programa estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Goiás, Brasil.

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Ciência da Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et de Microélectronique de Montpellier, França. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Fernando William Cruz, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professor da Universidade de Brasília, Brasil.

Ana Paula Bernardi da Silva, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Luiza Beth Nunes Alonso, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Harvard, EUA. Professora da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

 

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Silva, R. F. da ., Ferneda, E., Cruz, F. W. ., Silva, A. P. B. da ., & Alonso, L. B. N. . (2023). Gestão de dados científicos: necessidades e desafios de um programa científico para a Amazônia. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(1), 88–112. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/64335

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles