Gestão do Conhecimento: análise da maturidade na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Contagem, Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n3.65016Resumo
Um dos campos de investigação da Gestão do Conhecimento é análise de maturidade. A maturidade é uma vertente teórica-empírica, pois analisa-se a organização com vistas a conhecer seu estágio de maturidade e, portanto, promove-se a pesquisa aplicada com impacto social. Neste sentido esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível de maturidade em Gestão do Conhecimento da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados são prescritos em quatro etapas, sendo: aplicação do questionário survey; constituição dos indicadores com Alfa de Cronbach, Kaiser-Meyer-Olkin, r de Pearson e p-Valor; análise de maturidade; e ações para elevação do estágio de maturidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem quantitativa realizada por meio do software RStudio, versão 2021.09.2 Build 382. Por resultado a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Contagem se posiciona no nível três de cinco de maturidade em Gestão do Conhecimento, sendo delineadas 38 ações para elevação ao próximo nível. A aplicação desta pesquisa em outras instituições é sugestão de pesquisas futuras, de modo a permitir a comparação entre instituições e a visualização de um panorama da maturidade de GC no Brasil.