Gestão do Conhecimento: análise da maturidade na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Contagem, Minas Gerais, Brasil

Autores

Resumo

Um dos campos de investigação da Gestão do Conhecimento é análise de maturidade. A maturidade é uma vertente teórica-empírica, pois analisa-se a organização com vistas a conhecer seu estágio de maturidade e, portanto, promove-se a pesquisa aplicada com impacto social. Neste sentido esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível de maturidade em Gestão do Conhecimento da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados são prescritos em quatro etapas, sendo: aplicação do questionário survey; constituição dos indicadores com Alfa de Cronbach, Kaiser-Meyer-Olkin, r de Pearson e p-Valor; análise de maturidade; e ações para elevação do estágio de maturidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem quantitativa realizada por meio do software RStudio, versão 2021.09.2 Build 382. Por resultado a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Contagem se posiciona no nível três de cinco de maturidade em Gestão do Conhecimento, sendo delineadas 38 ações para elevação ao próximo nível. A aplicação desta pesquisa em outras instituições é sugestão de pesquisas futuras, de modo a permitir a comparação entre instituições e a visualização de um panorama da maturidade de GC no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Leandro Alves Martins, Universidade FUMEC

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Servidor da Prefeitura de Contagem, Brasil.

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil.

Renata de Souza França, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Fabrício Ziviani, Fundação Dom Cabral e Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Fundação Dom Cabral e Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Corrêa, F., Martins, L. A. ., Ribeiro, J. S. de A. N., França, R. de S., & Ziviani, F. . (2022). Gestão do Conhecimento: análise da maturidade na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 253–265. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/65016

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional