Mapeamento de conhecimento e taxonomias corporativas facetadas: um estudo de caso empresarial

Autores

  • Dean Melo UFMG/PPGGOC
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jordânia Quintão Viana Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n3.65027

Resumo

Mapeamento de conhecimento é um processo de análise aplicado a áreas de conhecimento com o objetivo de descobrir características ou significados relevantes para o negócio. Este mapeamento é necessário para garantir o compartilhamento de conhecimento no momento da entrada de novos colaboradores em uma empresa, uma vez que organiza e disponibiliza os conhecimentos, habilidades e atitudes existentes nas funções e nos principais processos críticos do negócio da empresa. Essa organização pode ser apoiada pela taxonomia corporativa facetada, instrumento de gestão e organização do conhecimento, que auxilia nos problemas de controle, navegação, estruturação, padronização e reuso das informações. Neste artigo, apresentam-se os conhecimentos mapeados para áreas priorizadas pela liderança de uma empresa privada de logística. O mapa de conhecimento e a taxonomia se justificam como artefatos de representação capazes de caracterizar os perfis ocupacionais, auxiliar nos treinamentos, tomada de decisões e monitoramento do avanço da força de trabalho, de modo que novos profissionais entreguem resultados num período previsível e mensurável.

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Melo, D., Coura Moreira dos Santos Maculan, B. ., Cristina Aganette, E., & Quintão Viana, J. (2022). Mapeamento de conhecimento e taxonomias corporativas facetadas: um estudo de caso empresarial . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 281–298. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n3.65027

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional