Gestão do conhecimento: diagnóstico sobre o perfil de uma instituição pública de ensino superior

Autores

Resumo

Para que as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) possam atrair e manter o capital humano, promover o capital social, criar e usar o capital estrutural, compartilhar processos e práticas, e estimular a colaboração, devem implementar e institucionalizar a Gestão do Conhecimento (GC). Este estudo tem por objetivo analisar o perfil da Gestão do Conhecimento na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados efetivou-se por meio de questionário estruturado, baseado no Panorama da Gestão do Conhecimento no Brasil - Edição 2020, adaptado para a realidade da instituição. Participaram da pesquisa servidores ocupantes de funções administrativas de oito setores da Universidade. As dimensões analisadas foram: percepção sobre o nível de maturidade em GC da instituição; políticas e estratégias; desafios e pontos positivos em relação ao conhecimento; resultados da GC; processos; práticas de GC; e características do conhecimento. Principais resultados: 52,8% dos respondentes não identifica ou reconhece políticas e estratégias formais de GC, 43,4% não soube avaliar o nível de maturidade em GC e 17,0% acredita que a GC está em fase de planejamento estratégico. Ainda, 79,2% discordam que os servidores reconhecem processos e práticas de GC na instituição. Conclui-se que a IPES analisada ainda precisa institucionalizar a Gestão do Conhecimento. A Universidade possui uma estrutura mais formal em relação ao conhecimento, na qual estratégias referentes ao tema são desenvolvidas no âmbito da alta administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Carolina Empinotti Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Rosângela de Fátima Stankowitz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Henrique Oliveira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Pereira, P. C. E. ., Stankowitz, R. de F., & Oliveira da Silva, H. (2023). Gestão do conhecimento: diagnóstico sobre o perfil de uma instituição pública de ensino superior. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 100–114. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/65563

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento