Modelo conceitual para serviços de referência digital em bibliotecas universitárias

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um modelo conceitual para serviços de referência digital de bibliotecas universitárias. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório de caráter misto com abordagem qualitativa e quantitativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na literatura nacional e mundial da área de serviços de referência em bibliotecas. No processo de coleta de dados, foi elaborado um questionário on-line e aplicado com gestores de serviços de referência de 40 bibliotecas universitárias brasileiras. As informações foram recolhidas nos 40 websites das bibliotecas investigadas. O resultado se materializa com a apresentação do modelo conceitual para serviços de referência digital que apresenta as etapas transcorridas durante o processo de referência em meio digital, seja de forma autônoma pelo autoatendimento ou nas formas síncrona ou assíncrona com a interação do bibliotecário mediando o processo de referência para atender à necessidade informacional do usuário. Por consequência, de maneira ilativa o modelo proposto poderá conduzir os bibliotecários, enquanto mediadores da informação, em direção à orientação do usuário para o atendimento de sua necessidade informacional. A tecnologia é a grande aliada dos bibliotecários de referência em meio digital, não importando a ferramenta ou plataforma utilizada. Os ambientes por onde os usuários transitam deverão ser escolhidos para interação e atendimento às necessidades informacionais, sem deixar de lado a segurança da informação e respeito às normas e diretrizes das instituições que o serviço de referência está vinculado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Roberta Sousa Mota, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto, Portugal. Bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

 

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra

Doutora em Letras pela Universidade Coimbra, Portugal. Professora da Universidade de Coimbra, Portugal.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Mota, A. R. S., & Borges, M. M. (2023). Modelo conceitual para serviços de referência digital em bibliotecas universitárias. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(1), 156–177. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/66485

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles