O trabalhador do conhecimento no contexto da organização
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13n3.67061Resumo
Discute o conceito de Trabalhador do Conhecimento, as formas de uso desse termo e as respectivas implicações para a Gestão do Conhecimento (GC), especialmente diante do cenário de intensas mudanças nos ambientes organizacionais associadas ao uso de tecnologias. A partir dessa discussão, será apresentada uma forma de designação dos trabalhadores do conhecimento que favoreça as práticas de GC nas organizações contemporâneas, em linha com o paradigma social da Ciência da Informação. A pesquisa que fundamenta a discussão segue metodologia exploratória qualitativa, baseada numa revisão narrativa de literatura que sumariza e critica as diferentes formas de uso do termo. Os resultados encontrados confirmam achados anteriores no sentido do uso não sistemático e vago do termo trabalhador do conhecimento, sendo frequente sua utilização sem prévia conceituação, o que prejudica seu uso como categoria de análise. Apesar disso, existe uma tendência de tentar identificar o trabalhador do conhecimento como uma classe especial, uma elite de trabalhadores, com consequências relevantes para as organizações. O artigo conclui apontando que o termo trabalhador do conhecimento seria melhor tratado como um tipo-ideal que encapsule os atributos relevantes e permita uma aplicação flexível, de acordo com os objetivos e estratégias de cada organização, ou mesmo cada projeto, e não como uma definição que estabeleça categorias estanques.