O trabalhador do conhecimento no contexto da organização

Autores

Resumo

Discute o conceito de Trabalhador do Conhecimento, as formas de uso desse termo e as respectivas implicações para a Gestão do Conhecimento (GC), especialmente diante do cenário de intensas mudanças nos ambientes organizacionais associadas ao uso de tecnologias. A partir dessa discussão, será apresentada uma forma de designação dos trabalhadores do conhecimento que favoreça as práticas de GC nas organizações contemporâneas, em linha com o paradigma social da Ciência da Informação. A pesquisa que fundamenta a discussão segue metodologia exploratória qualitativa, baseada numa revisão narrativa de literatura que sumariza e critica as diferentes formas de uso do termo. Os resultados encontrados confirmam achados anteriores no sentido do uso não sistemático e vago do termo trabalhador do conhecimento, sendo frequente sua utilização sem prévia conceituação, o que prejudica seu uso como categoria de análise. Apesar disso, existe uma tendência de tentar identificar o trabalhador do conhecimento como uma classe especial, uma elite de trabalhadores, com consequências relevantes para as organizações. O artigo conclui apontando que o termo trabalhador do conhecimento seria melhor tratado como um tipo-ideal que encapsule os atributos relevantes e permita uma aplicação flexível, de acordo com os objetivos e estratégias de cada organização, ou mesmo cada projeto, e não como uma definição que estabeleça categorias estanques.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Luís Cambraia Itaborahy, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil.

Ivette Kafure Muñoz, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade de Brasília, Brasil.

Lillian Maria Araujo de Resende Alvares, Universidade de Brasília

Doutora em Sciences de l'Information et de la Communication pela Université du Sud Toulon-Var, França. Professora da Universidade de Brasília, Brasil. 

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Itaborahy, A. L. C., Muñoz, I. K., & Alvares, L. M. A. de R. . (2023). O trabalhador do conhecimento no contexto da organização. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 2–25. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/67061

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles