Institucionalização científica da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil

Autores

  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-1511-839X
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar, a partir das estruturas cognitiva e social da teoria whitleyliana, o processo de institucionalização científica da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil. Metodologicamente, se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Adota a Análise Conteúdo para sistematizar as categorias em cognitiva e social e avaliar o atual estágio do processo institucionalização científica da Gestão do Conhecimento. Faz uso, também, como procedimento de análises, dos estudos métricos da informação a partir da bibliometria, com análise de citações. Nos resultados, identifica os trabalhos sobre gestão do conhecimento em vinte e uma edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação para conhecer a recorrência de terminologia, o núcleo de autores representativo da gestão do conhecimento e os fundamentos teóricos para a estrutura cognitiva e, na estrutura social, identifica instituições, denominações de Programas na área e suas Linhas de Pesquisa, Grupos de Pesquisa, Rede de Cooperação, Periódicos e Eventos com foco no tema. Conclui confirmando com a tese de que a Gestão do Conhecimento se encontra em processo de evolução e maturidade, com elevado nível de institucionalização na Ciência da Informação no Brasil, a partir de suas estruturas cognitiva e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora Aposentada da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Referências

ALVARES, L. M. A. R. et al. Interfaces disciplinares selecionadas da gestão do conhecimento: características, contribuições e reflexões. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 132–160, 2020.

ALVARES, L.; BAPTISTA, S. G.; ARAÚJO JÚNIOR, R. H. Gestão do Conhecimento: categorização conceitual. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 235-252, jul./dez., 2010.

ANGELONI, M. T. Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Brasiliense, 2008.

ARAÚJO, C. A. A. Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 57-79, jan./jun., 2014.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila de. Teorias e tendências contemporâneas da ciência da informação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 9-34, jul./dez., 2017.

ARAÚJO, C. A. A.; VALENTIM, M. L. P. A ciência da informação no Brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas. Anales de Investigación (Cuba), v. 15, n. 2, p. 232-259, 2019.

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.

BAZI, R. E. R.; SILVEIRA, M. A. A. Constituição e institucionalização da ciência: apontamentos para uma discussão. Transinformação, Campinas, v. 19, n. 2, p. 129-137, maio/ago., 2007.

DALKIR, K. Knowledge Management in Theory and Practice. 2. ed. Cambridge: MIT Press, 2011.

DUARTE, E. N. Análise da produção científica em gestão do conhecimento: estratégias metodológicas e estratégias organizacionais. 2003.Tese (Doutorado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2003.

DUARTE, E. N.; FEITOZA, R. A. de B.; LIMA, A. R. P. de. Tendências inovadoras da Gestão da Informação e do Conhecimento na produção científica da Ciência da Informação. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 166–185, 2020.

DUARTE, Emeide Nóbrega; FEITOZA, Rayan Aramís de Brito; MONTEIRO, Milena Ferreira; LIMA, Ana Raquel Pereira de. Conteúdos emergentes da gestão da informação e do conhecimento nos cursos de pós-graduação em ciência da informação no Brasil. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 10, n. especial, p. 176–200, 2020.

FEITOZA, R. A. B. Gestão do conhecimento na Ciência da Informação no Brasil: estruturas cognitiva e social no seu processo de institucionalização científica. 2022, 313f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, 2022.

FEITOZA, R. A. B.; MONTEIRO, M. F.; DUARTE, E. N. A gestão da informação e do conhecimento na pós-graduação em ciência da informação no Brasil. In: PAULA, S. L.; PRESSER, N. H. Gestão da Informação, estratégia e inovação. ENCONTRO SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO (ENEGI), 9., 2019. Recife, Anais [...]. Recife: UFPE, 2019. p. 259-271.

GU, Y. Global Management research: a bibliometric analysis. Scientometrics, Switzerland, v. 61, n. 2, p. 171-190, oct., 2004.

LEITE, E. S. Gestão do conhecimento nas empresas brasileiras: relações entre estratégia empresarial, gestão de competências e de resultado e impactos no desempenho do negócio. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) -- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004.

MARTINS, G. K. Institucionalização cognitiva e social da organização e

representação do conhecimento na Ciência da Informação no Brasil. 2014. 182 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

MELO, H. F.; GALLOTTI, M. M. C.; CARVALHO, A. V. A rede de gestão da informação e do conhecimento enquanto rede de conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 21., 2011, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: ANCIB, 2021.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa: como as

empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PALERMITI, R.; POLITY, Y. Dynamiques de l'institutionnalisation sociale et cognitive dês sciences de l'information. In: BOURE, R. Les origenes des sciences de l 'information et de la communication: regards croisés. Paris: PUS, 2002. p. 95-123.

PINHEIRO, L. V. R. A Ciência da Informação entre sobra e luz: domínio epistemológico e campo interdisciplinar. Rio de Janeiro, UFRJ/ECO, 1997. 280f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.

PONZI, L. J. The intellectual structure and interdisciplinary breadth of knowledge management: a bibliometric study of its early stage of development. Scientometrics, Switzerland, v. 55, n. 2, p. 259-272, aug., 2002.

SILVA, J. K. B. A produção brasileira de teses e dissertações em Ciência da Informação: um panorama temático e quantitativo dos anos 2012 a 2016. João Pessoa, 2017. 66f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal da Paraíba, 2017.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Feitoza, R. A. de B., & Duarte, E. N. (2023). Institucionalização científica da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 226–243. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/68797

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional