Abordagens estratégicas de mitigação da desinformação nos pleitos eleitorais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13n3.68812Resumo
O avanço da ciência e da tecnologia trouxe mudanças significativas nos aspectos políticos, econômicos e sociais na sociedade contemporânea. No entanto, nem todos os indivíduos têm a capacidade de compreender e acessar as informações disponíveis, excluindo-se, assim, da esfera dos sujeitos informacionais. Isso se torna preocupante, pois muitos desconhecem os interesses por trás das informações veiculadas, especialmente aqueles relacionados às classes dominantes no poder. Este artigo, resultado parcial de uma pesquisa de doutorado em andamento, tem como objetivo geral analisar as estratégias institucionalizadas de enfrentamento ao fenômeno social da desinformação adotadas nos processos eleitorais. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa descritiva, quanto aos meios, documental, e quanto à abordagem de avaliação é qualiquantitativa. Os resultados estão apontando que os usuários de informação valorizam mais a concordância das informações com seus ideais do que sua veracidade. Para lidar com esses problemas, as medidas adotadas têm sido a criação de legislações específicas e o desenvolvimento de ferramentas para determinar a autenticidade dos conteúdos. A criação de agências de checagem de fatos tem-se mostrado uma estratégia importante para combater a disseminação de notícias falsas. No entanto, o fenômeno da desinformação continua. Em vista disso, nossa pesquisa está investigando outras estratégias para mitigar a desinformação nas redes sociais on-line.
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