Mapeamento das práticas de gestão do conhecimento em organizações prestadoras de serviços de tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n1.69336Resumo
A Gestão do Conhecimento tem papel fundamental para apoiar a sustentabilidade das empresas de serviços de tecnologia da informação, pois o conhecimento deve ser capaz de potencializar os resultados da mesma. Dessa forma o objetivo deste trabalho é diagnosticar como as práticas de Gestão do Conhecimento estão presentes em empresas de serviços de tecnologia da informação, tendo como estudo de caso uma empresa de tecnologia da informação gaúcha. Para desenvolver o trabalho foi realizada uma pesquisa quantitativa e exploratória com estudo de caso único a partir da proposição de um modelo conceitual para a avaliação das práticas de Gestão do Conhecimento. A análise de resultados resultantes indica que o modelo proposto é aderente e que várias práticas de Gestão do Conhecimento estão presentes na empresa Processor. Dentre os resultados, destacam-se positivamente a expertise e o manancial tecnológico disponíveis para a implantação das práticas de GC, além de uma extensa base de conhecimento existente e que pode ser utilizada como ponto de partida. Como ponto mais relevante de melhoria os resultados apontam para a necessidade de um maior alinhamento das políticas e práticas de recursos humanos com a Gestão do Conhecimento, convergindo as informações e processos disponíveis nesta área em importante alavancador da Gestão do Conhecimento para as demais áreas da empresa. Apesar de as práticas de Gestão do Conhecimento já estarem presentes na organização estudada, ressalta-se a importância da sistematização do conhecimento, para que o mesmo possa se transformar em um elemento de diferenciação e de melhor desempenho.
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