SOBRE OS FINS E SUA POSIÇÃO NO SER: Apontamentos sobre "O principio responsabilidade", de Hans Jonas
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v2i1.10428Palavras-chave:
responsabilidade, meio ambiente, ética da responsabilidadeResumo
O princípio responsabilidade resume, de modo geral, as concepções metafísicas de Hans Jonas em relação ao estudo das questões ontológicas que envolvem o homem e sua responsabilização ética com o meio. Para Jonas, o problema ontológico é tão original e importante para qualquer concepção de homem e de natureza quanto para toda a fenomenologia pós-kantiana, porém, com a diferença de que a pergunta pelo fundamento do ser encobre a pergunta fundamental e decisiva para a compreensão adequada do problema ético-ontologico dos tempos atuais, qual seja a pergunta pelos fins, e é sobre ela que o é dedicado o Cap. III de O princípio responsabilidade. A questão fundamental sobre os fins e sua posição no ser pode ser compreendida na medida em que se responde à questão crucial de saber se existe finalidade no mundo físico, objetivo ou somente no mundo subjetivo, psíquico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
JONAS, Hans.O princípo responsabilidade. Trad. De Marijane Lisboa eLuiz Barros Montez. Contraponto : Ed. PUCRio de Janero, 2006.
APEL, KarlOtto.Transformação da filosofia: Tomo I: Filosofia analítica,semiótica e hermenêutica. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
HEIDEGGER. M. “A tese de Kant sobre o ser”. Trad. de Ernildo Stein. In:Heidegger e Sartre. Col. Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural,1973. Tit. original: Kants These über das Sein.
Downloads
Publicado
— Atualizado em 19-10-2022
Versões
- 19-10-2022 (2)
- (1)
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Betto Leite da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).