O QUE FUNDA O LAÇO SOCIAL? Um estudo sobre a lei da linguagem<a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v3i1.12210"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v3i1.12210]</b></i></a>
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v3i1.12210Palavras-chave:
Hermenêutica, Linguagem, Direito de GentesResumo
O artigo procura aproximar a questão da linguagem da pergunta pelo laço social. Reconhece que este somente pode ser possível com base em uma concepção de linguagem que não seja refém da tradição metafísica. Nesses termos, o artigo cruza dois horizontes hermenêuticos distintos, a saber, a noção do acordo, que possui sua sede no problema da linguagem, e o conceito de ius gentium, que, embora de origem romana, foi reelaborado na segunda escolástica, dando origem ao Direito Internacional. Estes dois conceitos, entretanto, vão se chocar diretamente com as ideias de natureza humana e de contrato social, de sorte que procuramos problematizá-las desde os seus fundamentos, a fim de apontar o seu embaraço frente à diferença radical.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-05-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).