MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: CINQUENTA ANOS DE UM TEXTO ATUAL E MULTIFACETADO <a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v3i2.14956"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v3i2.14956]</b></i></a>
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v3i2.14956Resumo
Passados cinquenta anos da obra Mudança estrutural da esfera pública, de Habermas, sua obra ainda desperta interesse e continua atual. Este trabalho apresenta em seu contexto um breve histórico da formação da esfera pública brasileira, mostrando alguns de seus contrastes e desafios com ênfase nos meios ético-discursivos para a solução de conflitos. Destaca a mediação como um instrumento de regate da cidadania para a formação da esfera pública. Finalmente discute como essa esfera publica se efetiva o âmbito da instituição universitária brasileira. A Universidade Pública, espaço de formação humana por excelência, vem passando por grandes mudanças nos últimos tempos. Além de dar conta do desafio de atender a uma sociedade cada vez mais complexa, vem sofrendo profundas alterações estruturais com a implantação de projetos de expansão elaborados sem o devido debate discursivo, a exemplo do REUNI. Urge que a sociedade acompanhe crítica e ativamente esse processo a fim de garantir a manutenção da sua qualidade do ensino e da sua relevância enquanto espaço público e democrático.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).