ESFERA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ATUALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO <a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v3i2.177199"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v3i2.177199]</b></i></a>
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v3i2.14959Resumo
Passados cinquenta anos da publicação da obra Mudança Estrutural da Esfera Pública, a análise histórica proporcionada por Habermas segue assumindo um papel protagonista, especialmente, em estudos sobre os processos estruturais que desencadeiam mudanças nas práticas que envolvem a formação da opinião pública. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é reconstruir parte das análises que vem sendo desenvolvidas por diferentes teóricos desde a publicação da obra. Um projeto que pretende colaborar para a atualização da tese de Habermas, especificamente, no que tange ao diagnóstico sobre o papel dos meios de comunicação no processo de formação da opinião pública. Tal estudo será dividido da seguinte forma: em primeiro lugar, uma breve revisão dos conceitos de opinião pública e opinião publicada ofertados por Habermas. Em segundo lugar, a revisão dos argumentos que permitiriam repensar o papel da mídia de massas, no processo, assim conferido por Habermas, de colonização da esfera pública. Por último, facilitar a identificação de novos elementos midiáticos que ajudem na reconstrução crítica dos processos de formação da opinião pública de acordo com as demandas atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).