Lições fundamentais de Husserl em Prolegômenos: distinção e relação entre o real e o ideal / o normativo e o puramente teorético

Autores

  • Carlos Diógenes Côrtes Tourinho Universidade Federal Fluminense - UFF (Niterói-RJ/ Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v5i1.19122

Palavras-chave:

Fenomenologia, Edmund Husserl, Psicologismo, Lógica, Fundamentos

Resumo

O presente artigo concentra-se no volume introdutório das Investigações Lógicas de Husserl, intitulado Prolegômenos à Lógica Pura (1900). Inicialmente, o artigo aborda a crítica de Husserl ao psicologismo. Em seguida, apresenta e analisa a posição dos adversários do psicologismo, bem como o contra-ataque psicologista. Num terceiro momento, são examinadas as lições fundamentais de Husserl em Prolegômenos: (1) distinguir e relacionar o ato de pensar e o conteúdo ideal do pensamento; (2) defender a concepção da lógica como uma disciplina puramente teorética, e não como uma disciplina normativa. Desenvolvem-se, ao final, breves considerações sobre as referidas lições fundamentais em 1913, na segunda edição das Investigações Lógicas.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v5i1.19122]

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Biografia do Autor

Carlos Diógenes Côrtes Tourinho, Universidade Federal Fluminense - UFF (Niterói-RJ/ Brasil)

Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do GT de Fenomenologia da ANPOF

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Publicado

22-08-2014

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Artigos