A CRISE DAS FUNDAMENTAÇÕES UNIVERSALISTAS: RELIGIÕES UNIVERSALISTAS E RACIO-NALISMO OCIDENTAL EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v7i1.24585Palavras-chave:
Paradigma Pós-Religional, Fundamentação Universalista, Religiões Universalistas, Racionalismo Ocidental, Crise.Resumo
Definirei a crise das religiões institucionalizadas enquanto uma crise das fundamentações universalistas, que afeta com mais força o projeto emancipatório do racionalismo ocidental. O que está em crise, atualmente, é o tipo de fundamentação universalista que pode ser percebido, a seu modo, nas religiões institucionalizadas de cunho missionário e messiânico e no modelo epistemológico-moral e civilizacional desenvolvido desde a modernidade europeia. Com isso, defendo que a crise das religiões universalistas não é tão grave, na medida em que pode ser resolvida por meio de abertura institucional a procedimentos participativos, relaxamento dos controles sexuais e de gênero, bem como moderação da postura missionária; já a crise do racionalismo ocidental, que é muito grave, implica em uma recusa da pretensão universalista própria à cultura moderna, tanto no que diz respeito à fundamentação epistemológico-moral universalista quanto no que tange à colocação da modernidade como horizonte normativo possibilitador da crítica e da elaboração de um projeto ético-político cosmopolita, posto que o racionalismo ocidental em seu intento universalista já não pode mais ser percebido independentemente seja da colonização cultural desenvolvida desde a Europa (como modelo civilizacional e em termos de valores epistemológico-morais universalistas), seja da globalização econômica capitalista. Nesse sentido, o único caminho que resta ao racionalismo ocidental é o de uma crítica interna, recusando qualquer aspiração teórico-prática à universalidade.
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