ARISTÓTELES E A METAFÍSICA DO DINHEIRO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v6i3.24802Palavras-chave:
Aristóteles, Ética a Nicômaco, Filosofia da Economia, Filosofia Política.Resumo
Nosso artigo pretende analisar as razões da crítica aristotélica ao emprego do dinheiro como capital. Nosso artigo partirá da clássica análise do dinheiro contida na Ética a Nicômaco (Livro V), onde Aristóteles demonstra a origem do dinheiro a partir das necessidades humanas e da divisão social do trabalho e onde o dinheiro é definido como meio e instrumento de troca. Em seguida, analisaremos a Política (Livro I), onde Aristóteles analisa, e condena, o emprego do dinheiro como capital e finalidade das trocas. Após isso, veremos como a análise e a crítica do dinheiro realizadas na Ética e na Política se articulam com alguns aspectos da Metafísica e da Física aristotélicas.
[doi:HTTP://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i3.24802]
Downloads
Referências
ARISTOTLE. Metaphysics. H. Rackham. Edição bilíngue grego-inglês. Grã Bretanha: Loeb Classical Library, 1998.
_____. Metaphysics. Edição online da Perseus Digital Library.
_____. Metafísica. Tradução de Francisco Larroyo. México: Editorial Porrua, 1992.
_____. Nicomachean Ethics. H. Rackham. Edição bilíngue grego-inglês. Grã Bretanha: Loeb Classical Library, 1998.
_____. Nicomachean Ethics. Edição online da Perseus Digital Library.
_____. Politics. H. Rackham. Edição bilíngue grego-inglês. Grã Bretanha: Loeb Classical Library, 1998.
_____. Politics. Edição online da Perseus Digital Library.
_____. Physics. Books I-IV. Tradução de P. H. Wicksteed & F. M. Cornford. Edição bilíngue grego-inglês. Grã Bretanha: Loeb Classical Library, 1996.
_____. Física. Introducción, traducción y notas de Guillermo R. de Echandía. Madrid: Editorial Gredos, S.A, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).