O PROPÓSITO DE UM “PSEUDO FORMALISMO” PARA ANALISAR A ARTE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v7i1.28283Palavras-chave:
Pseudo formalismo, História da Arte, MetodologiasResumo
No ano de 2015 foi celebrado o centésimo aniversário da publicação mais significativa de Heinrich Wölfflin: Conceitos fundamentais da História da Arte (2010). Esse artigo discutirá sobre as novas metodológicas que se apropriaram ou tentaram evoluir a partir da contribuição wölffliniana e como tais discussões contribuirão para a compreensão da estética ou filosofia da arte contemporânea.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
BOIS, Yve-Alain. A pintura como modelo. São Paulo: WMF Martins Fontes: 2009.
DANTO, Arthur C. O abuso da beleza. São Paulo: WMF Martins Fontes: 2015.
_______________. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.
WEBGRAFIA
BOIS, Yve-Alain. Whose formalism? In: MUTUALART.CO. The Art bulletin: Other: Yve-Alain Bois. 1996. Disponível em http://www.mutualart.com/OpenArticle/Whose-formalism-/6B323BBF31A195F8 Acesso em 29 dez. 2015.
ROMEIRO, Adriana. Os cinco pares formais da história da arte, segundo Wölfflin, In: História da arte brasileira. Publicado em 1 de set. 2009. Disponível em:
http://historiaartebrasileira.blogspot.com.br/2009/04/os-cinco-pares-formais-da-historia-da.html Acesso em 12 out. 2015
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Disciplinas oferecidas: Disciplina EHA5732-3 O projeto do espaço: as relações entre a imagem, o objeto, o edifício e a cidade no século XX, In: Sistema Janus. Disponível em:
https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf?action=3&sgldis=EHA5732 Acesso em 12 0ut. 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).