Notas sobre a crítica de Marx à alienação no “capital” à luz da ética argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v7i3.32090Resumo
no presente texto pretendemos abordar a crítica à alienação produzida por Marx no primeiro volume do Capital e tentaremos insinuar brevemente algumas pontes com as três normas fundamentais da ética, argumentativamente deduzidas. Devido ao fato da pesquisa documental ter sido realizada principalmente na Espanha, decidimos associar incidentalmente um breve diálogo com as obras dos filósofos espanhóis que abordaram de uma ou outra forma o tema.
Downloads
Referências
ARTETA, Aurelio. Marx: valor, forma social y alienación. Madrid: Ed. Libertarias, 1993.
LOPEZ VELASCO, Sirio. Fundamentos lógico-linguísticos da ética argumentativa. São Leopoldo: Ed. Nova Harmonia, 2003a.
______ Sirio. Ética para o século XXI: rumo ao ecomunitarismo. São Lepoldo: Ed. Unisinos, 2003b.
______. Ideias para o socialismo do século XXI com visão marxiana-ecomunitarista. Rio Grande: Ed. FURG, 2012.
MARTÍNEZ MARZOA, Felipe. La filosofía de El Capital. Madrid: Ed. Taurus, 1983.
MARX, K. (1864-1894). Das Kapital [3 vols.], Ullstein, Frankfurt-Berlin, 1969. El Capital (3 vols.). La Habana: Ed. Pueblo y Educación, 1973, 1983.
PRIOR OLMOS, Ángel. El problema de la libertad en el pensamiento de Marx. España: Ed. Biblioteca Nueva/Universidad de Murcia, 2004.
STRONG, M. Ecología Política. Madrid-Barcelona: Ed. Fuhem/Icaria, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).