AS FASES HISTÓRICAS DO PENSAMENTO LATINO-AMERICANO E HISPÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.37562Palavras-chave:
Condition, Generations, Identity, Latin american thoughtResumo
Na generalidade, pode estabelecer-se um conjunto de marcos histórico-filosóficos que abrangem os principais momentos da evolução das ideias na América Latina, de tradição hispânica. Tendo em conta o critério formulado por Carlos Beorlegui, a criação filosófica assume uma dimensão práxica e decorre fundamentalmente, na época actual, mais da discussão e correlação de problemas concretos, do que da formulação de perspectivas ou de construção teóricas de sistemas. A reflexão filosófica na América Latina sempre obedeceu à discussão de determinados problemas de cunho mais prático e existencial, os quais atravessaram fundamentalmente quatro períodos ou marcos históricos. Dir-se-á que as linhas gerais que têm sido uma constante no pensamento latino-americano, se podem tipificar em tendências bem definidas.
Downloads
Referências
BETANCOUT, Raúl Fornet, Interculturalidade: crítica, diálogo e perspectiva, São Leopoldo: Nova Harmonia, Brasil, 2004.
______. Interculturalidad y globalización. Ejercicios de crítica filosófica intercultural en el contexto de la globalización neoliberal. Ed. Frankfurt/M.: IKO – San José, Costa Rica, DEI, 2000.
BETANCOURT, Raúl Fornet e BEORLEGUI, Carlos, Filosofia latinoamericana, Editorial Comares, S.L. Colección Guía Comares, 5, Granada, Espanha, 2014.
GOMES, Carlos A. Filosofia e cultura luso-hispãnica, e-book, EPUB, Wordpress, 1ª edição, Lisboa, Portugal, 2014-2017, in www.filcarlos.com
______. O pensamento hispãnico e a problemática da identidade cultural, Aufklarung, V.3 Nº 1. Abril 2016, p.171, Paraíba, Brasil, 2017.
GUIZOT, François. Historia de la civilización en Europa. (Prólogo de José Ortega y Gasset), tradução para o espanhol de Fernando Vela). 3ª edição, Madrid, Alianza Editorial, Espanha, 1990.
PAIM, António O estudo do pensamento filosófico brasileiro. 1ª. Edição. Rio de Janeiro,Tempo Brasileiro, 1979.
PAIM, António, CAEIRO, Francisco da Gama e outros, Filosofia na América Latina (Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia), Editorial Verbo (5 volumes), Lisboa, Portugal, 1992.
REALE, Miguel. A Filosofia de Kant no Brasil, São Paulo, Revista dos Tribunais, Brasil, 1951.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).