VÍCIO PELAS TELAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE CHRISTOPH TÜRCKE PARA A EDUCAÇÃO CORPORAL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i1.38718Palavras-chave:
Vício, Telas Digitais, Corporeidade, Educação, Alienação.Resumo
Esse ensaio ilustra o resultado de uma reflexão crítica sobre as possíveis consequências da permanência das pessoas diante das telas digitais de transmissão de imagens com suporte em aparelhos eletrônicos. O escopo é refletir sobre a educação do movimento e a formação de uma consciência de si, tendo em consideração o sujeito concebido como um ser corpóreo e sensível. Na primeira seção são destacados aspectos de uma tendência histórica e social nas práticas de atividades físicas que se integram às imagens em movimento transmitidas pelos mais diversos tipos de aparelhos-suportes de exibição, como forma de estimular as pessoas a se movimentarem. Em um segundo momento, tal tendência é refletida tendo como base a teoria do filósofo alemão Christoph Türcke, especialmente seus argumentos em torno do fluxo permanente dos microchoques provenientes das telas eletrônicas e seus efeitos sobre capacidade de representação e percepção humana. A hipótese do texto é que a integração das telas do imagético-eletrônico às práticas de atividades físicas, alijada de uma reflexão histórico-social crítica, tende a dificultar ainda mais a capacidade de as pessoas perceberem as consequências da eletroestimulação audiovisual sobre os seus próprios corpos, assim como sobre os seus relacionamentos com aquilo que efetivamente está em seu entorno, cujo resultado pode ser a alienação corporal.
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