PREPARAÇÃO PARA A VIDA, PREPARAÇÃO PARA A MORTE: PEDAGOGIA E CATEQUESE NO DE CATECHIZANDIS RUDIBUS DE SANTO AGOSTINHO

Autores

  • Antonio Patativa de Sales UEPB

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.40928

Palavras-chave:

Pedagogia. Filosofia. Teologia. Patrística. Educação.

Resumo

O De catechizandis rudibus, de Santo Agostinho (354-430), foi redigido por volta de 405. Trata-se de uma resposta ao apelo do diácono Deogratias, que lhe pedira instruções sobre o melhor modo de ensinar os rudimentos da fé cristã aos candidatos ao catecumenato, na paróquia de Cartago. Mesmo que a obra tenha esse viés teológico, é fácil notar, pela genialidade do Hiponense, alguns aspectos teórico-prático-pedagógicos que interessam ao estudo da pedagogia antiga, e à catequese de modo geral. O De catechizandis rudibus sintetiza aquilo que a Igreja cristã, até a época, melhor havia produzido em matéria de transmissão de conhecimentos – afincada à doctrina christiana e à moral teológica. Por tais aspectos é que falamos de uma “Preparação para a vida, preparação para a morte”. Para além da horizontalidade, o De catechizandis apresenta uma verticalidade teleológico-doutrinal que visa preparar os homens na/da civitas terrena, a fim de conduzi-los à civitas celeste, a civitas Dei. “[...] o que se chama uma razão de viver”, dizia Alberto Camus, “é ao mesmo tempo uma excelente razão de morrer.” É por aí, pelo viés da fé cristã e da razão comum, que analisamos a pedagogia do Hiponense no De catechizandis rudibus, às vezes nos remetendo a outras obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus: contra os pagãos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. (Col. Pensamento Humano). 2 v.

AGOSTINHO, Santo. A doutrina cristã: manual de exegese e formação cristã. São Paulo: Paulos, 2002. (Patrística 17).

AGOSTINHO, Santo. A graça. São Paulo: Paulus, 1998/1999. (Col. Patrística, 12/13). 2 v.

AGOSTINHO, Santo. A instrução dos catecúmenos: teoria e pratica da catequese. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

AGOSTINHO, Santo. Comentário aos Salmos. São Paulo: Paulus, 1997. v. 2. (Col. Patrística, 9/2).

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Col. Os Pensadores).

AGOSTINHO, Santo. Contra os acadêmicos: diálogo em três livros. Coimbra: Editorial Atlântida, 1957.

AGOSTINHO, Santo. O mestre. São Paulo: Landy, 2000.

AGOSTINHO, Santo. O sermão da montanha. São Paulo: Paulinas, 1992. (Col. Espiritualidade).

AGOSTINHO, Santo. Solilóquios e A vida feliz. 2. ed. São Paulo: Paulus, 1998. (Col. Patrística, 11).

AGUSTÍN, San. De la verdadera religión. In: _____. Obras completas de San Agustín. Madrid: La Editorial Católica / BAC, 1948. v. 4. Bilíngue.

AGUSTIN, San. Tratados sobre el Evangelio de San Juan (36-124). In: _____. Obras de san Agustín. Madrid: La Editorial Catolica / BAC, 1957. v. 14 (II). Bilíngue.

ALICI, L. Il linguaggio come segno e come testimonianza. Una riletura di S. Agostino. Roma: Studium,1976.

ANGELES NAVARRO GIRON, M. Filosofia del lenguaje en San Agustín. Madrid: Editorial Revista Agustiniana, 2000.

BERNDT, Aldo. Absurdo, revolta e exílio na obra de Albert Camus. In: Estudos teológicos, São Leopoldo, ano 1. n. 1, p. 67-68, 1961.

BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. Santo Agostinho, o mestre do Ocidente. In: _____. História da Filosofia Cristã. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1982. p. 139-203.

BURNYEAT, M. F. Wittgenstein and Augustine De magistro. In: MATTHEWS, Gareth B. (Ed.). The augustinian tradition. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1999. p. 286-303.

CAEIRO, Francisco da Gama. Presença de Santo Agostinho no pensamento filosófico português. Didaskalia, Portugal, v. 19, n. 1, p. 81-94, 1989.

CAMUS, Albert Camus. O mito de Sísifo. Lisboa: Livros do Brasil, 2005.

CARTA a Diogneto, A. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1984.

CRICCO, V. Semiótica agustiniana: el diálogo El maestro de San Agustín. Morón: Universidad de Morón, 2000.

DIDAQUÉ: o catecismo dos primeiros cristãos para as comunidades de hoje. 6. ed. São Paulo: Paulus, 1989.

DOMINGUES, Joaquim; GALA, Elísio; GOMES, Pinharanda. Santo Agostinho na cultura portuguesa: contributo bibliográfico. Lisboa: Fundação Lusíada, 2000. (Col. Lusíada – Documentos, 3).

FIGUEIREDO, Fernando A. Introdução. In: A CARTA a Diogneto. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1984.

FRANGIOTTI, Roque. Introdução. In: PADRES apologistas: Carta a Diogneto. São Paulo: Paulus, 1995. p. 11-18. (Col. Patrística, 2).

GOMES, J. Pinharanda. Escólio bibliográfico-augustiniano. In: DOMINGUES, Joaquim; GALA, Elísio; GOMES, Pinharanda. Santo Agostinho na cultura portuguesa: contributo bibliográfico. Lisboa: Fundação Lusíada, 2000. p. 83-150. (Col. Lusíada – Documentos, 3).

GOUVÊA, Ricardo Quadros. Kierkegaard lendo Agostinho: introdução a um diálogo filosófico-teológico. Fides Reformata, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 12-37, 1999.

GRENZ, Stanley. Propostas de modelos cristãos. In: _____. A busca da moral: fundamentos da ética cristã. São Paulo: Vida, 2006. p. 149-92. (Col. Acadêmica).

GRONDIN, Jean. Introduction to Philosophical Hermeneutics. New Haven; London: Yale University Press, 1994.

GUIMARÃES, Almir Ribeiro. Prefácio. In: AGOSTINHO, Santo. A instrução dos catecúmenos: teoria e prática da catequese. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 7-8.

HALL, Christopher A. Lendo as escrituras com os pais da Igreja. Viçosa: Ultimato, 2000.

HARE, John E. Augustine, Kant, and the Moral Grap. In: MATTHEWS, Gareth B. (Ed.). The augustinian tradition. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1999. p. 251-62.

HILLGARTH, J. N. Cristianismo e paganismo, 350-750: a conversão da Europa ocidental. São Paulo: Madras, 2004.

HIPÓLITO de Roma. Tradição apostólica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

HIRSHBERGER, Johannes. História da filosofia na Idade Média. 2. ed. São Paulo: Editora Herder, 1966.

JEAUNEAU, Édouard. A Filosofia Medieval. Lisboa: Edições 70, 1980. (Col. Biblioteca Básica de Filosofia).

JORDÃO, Eduardo Antônio. Agostinho: educação e fé na cidade de Deus. Petrópolis: Vozes, 2009.

KANT, Immanuel. Grundlegung zur Metaphysik der Sitten. Karl Vorländer (Org.). Hamburg: Der philosophischen Bibliotek, 1965. Bd 6 (BA 52).

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

LOQUE, Flávio Fontenelle. A conversa de Pascal com o Sr. de Lacy, ou: Sobre a utilidade da leitura de Epiteto e Montaigne. In: PASCAL, Blaise. Conversa com o Senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne e outros escritos. São Paulo: Alameda, 2014. p. 7-39.

LOYN, H. R. Artes Liberais. In: _____. Dicionário de Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. p. 32.

LUCAS, Miguel. A arte de ensinar: ensine como Santo Agostinho. 3. ed. São Paulo: IBRASA, 1984. (Col. BibliotecaDidática, 32).

LUPI, João. Tomás lê Orígenes. In: DE BONI, Luis A.; PICH, Roberto H. A recepção do pensamento greco-romano, árabe e judaico pelo Ocidente Medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 487-97. (Col. Filosofia, 171).

MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

MARROU, Henri Irénée. A Diognète. Paris: Les Ed. du Cerf, 1955. (Sources Chrétiennes, 33 bis).

MARROU, Henri. Santo Agostinho e o agostinismo. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1957. (Col. Mestres Espirituais).

MELOT, Michel. Livre,. Paris: L’œil Neuf Éditions, 2006.

MORSE, Richard. O espelho de Próspero: cultura e idéias nas Américas. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PAIVA, Hugo de V. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. A instrução dos catecúmenos: teoria e pratica da catequese. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 9-26.

PASCAL, Blaise. Conversa com o Senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne e outros escritos. São Paulo: Alameda, 2014.

PEREGRINAÇÃO de Etéria: liturgia e catequese em Jerusalém no século IV. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

PETERS, S. Gabriel. Lire les Pères de l’Église, Cours de patrologie. Paris: Desclé de Brouwer, 1981.

PIAGET, Jean. Où va l’éducation?. Paris: Denoël / Gonthier, 1948.

PRAÇA, Lopes J. J. História da filosofia em Portugal. 3. ed. Lisboa: Guimarães Editores, 1988. (Col. Filosofia e Ensaios).

RAND, Benjamin. (Comp.). The classical moralists. Noston / New York / Chicago: Houghton Mifflin Company / The Riverside Press Cambridge, 1909.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. 3 ed. São Paulo: Paulus, 1990. (Coleção Filosofia). v. 1.

RIBEIRO, Helcion. Introdução. In: IRINEU DE LIÃO. Contra as heresias: denúncia e refutação da falsa gnose. 2. Ed. São Paulo: Paulus, 1995. p. 9-27. (Col. Patrística, 4).

RINCÓN GONZALEZ, A. Signo y Lenguaje en San Agustín. Bogotá: Universidad Nacionalde Colombia,1992.

RUBIO, Santiago Sierra. Patria y camino: Cristo en la vida y en la reflexión de San Agustín. Madrid: Ediciones Religión y Cultura, 1997.

RUSSEL, Bertrand. História da Filosofia Ocidental. In: _____. Obras filosóficas. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional / CODIL, 1969. 206 p. (Col. Biblioteca do Espírito Moderno: Filosofia). v. 2.

SALES, Antonio Patativa de. A filosofia/teologia moral de Santo Agostinho: dos antecedentes gregos à apropriação e interiorização do elemento cristão e sua recepção no Brasil colonial (15001808). São Leopoldo: EST/PPG, 2009. (Tese de Doutorado).

SANTOS, Bento Silva. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. De magistro. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 15-87. (Col. Textos Fundamentais de Educação).

SCHOENBORN, Ulrich. Fé entre História e experiência: migalhas exegéticas. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1982.

SECKLER, M. Fé. In: Dicionário de teologia: conceitos fundamentais da teologia atual. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1983. p. 192-214. v. 2.

SUOU, J.-P. Le Thème du livre individual des consciences sur les peintures murales du Jugement dernier à la fin du Moyen Âge. In: Enfer et paradis. L’au-delà art et la littérature en Europe. Actes du colloque de Conques, 1993-1994, Les Cahiers de Conques, n. 1, mars 1995, p. 147-75.

TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. São Paulo: Loyola, 1997.

TILLICH, Paul. Introdução. In: _____. Teologia sistemática. 3. ed. São Leopoldo: Sinodal / IEPG, 2000. p. 13-64.

TURCK, André. Evangélisation et catéchèse aux deux premiers siècles. Paris: Ed du Cerf, 1962.

VECCHIO, S. Le parole come segni. Introduzione alla linguistica agostiniana. Palermo: Novecento, 1994.

VOLTAIRE. Ingênuo: história verdadeira, tirada dos manuscritos do Padre Quesnel. In: _____. Contos. São Paulo: Abril Cultural, 1972. p. 297-359. (Col. Os Imortais da Literatura Universal, 40).

WALKER, Ralph. Kant: Kant e a lei moral. São Paulo: Editora UNESP, 1999. (Col. Grandes Filósofos).

WALKER, Williston. História da Igreja cristã. 4. ed. Rio de Janeiro: JUERP; São Paulo: ASTE, 1983. v. 1.

WILLS, Garry. Santo Agostinho. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. (Col. Breves Biografias).

TEXTOS NA INTERNET

AGOSTINO, Sant. La vera religione. Disponível em: < http://www.augustinus.it/italiano/vera_religione/index2.htm>. Acesso em 15 de fev. 2011.

GOMES, Rogério. O amor em Santo Agostinho antes de sua Conversão. Disponível em: <http://www.3pinformatica.com.br/redemptor/fotos/fotos/admin/imagens/revistas/pdf/amorhumanoemsantoagostinho.pdf>. Acesso em 03 de fev. 2011.

LAET, Sávio. A educação em Agostinho. Disponível em: <http://www.filosofante.org/filosofante/not_arquivos/pdf/Educacao_Agostinho.pdf>. Acesso em 17 de jan. 2011.

MEDEIROS, Márcia Medeiros. A instrução pelo riso em Santo Agostinho. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2010. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/viewFile/10429/10429>. Acesso em 13 de fev. 2011.

OLIVEIRA, Terezinha. Agostinho e a Educação Cristã: um olhar da História da Educação. Notandum, Portugal, p. 7, 2008. Disponível em: <http://www.hottopos.com/notand17/terezinha.pdf>. Acesso em 20 de jan. 2011.

SOUZA, Mariana Rossetto; PEREIRA MELO, José Joaquim. A educação em Santo Agostinho: processo de interiorização na busca pelo conhecimento. III Encontro sul Brasileiro de Psicopedagigia, Paraná, p. 2461. 2009. Disponível em <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1937_1302.pdf>. Acesso em 10 de mar. 2011.

FILMES

SANTO Agostinho. Dir. de Roberto Rossellini. São Paulo: Paulinas / LUCE / Versátil Home Vídeo, 2007. 1 DVD (115 min.), fullscreen, color.

SANTO Agostinho e Santo Tomás de Aquino. São Paulo: ATTA Mídia e Educação / Paulus, 2009. 1 DVD (23:37 min.), color. (Col. Filósofos e Educação).

Downloads

Publicado

24-08-2018

Edição

Seção

Artigos