GUILHERME DE OCKHAM: SOBRE A ANÁLISE LÓGICA E AS MÔNADAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.41249Palavras-chave:
análise lógica, doutrina semântica, mônada, navalha de Ockham.Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar como a análise lógica de Ockham elimina o problema a respeito da existência dos termos universais na realidade e trás à tona a sua doutrina semântica nominalista. A argumentação tem como escopo a tese de que o trabalho de redução ontológica dos entes evidencia uma realidade composta de mônadas – entidades essenciais, simples e de caráter singular. A ontologia do filósofo, contudo, só é explicitada a partir do princípio metodológico da parcimônia, isto é, a não multiplicação dos entes desnecessariamente – a Navalha de Ockham.Downloads
Referências
ASHWORTH, E. J. Linguagem e lógica. In: MCGRADE, A. S. Filosofia Medieval. Aparecida: Ideias&Letras, 2008.
BOTTIN, Francesco. La scienza secondo Guglielmo di Ockham. In: DE BONI, Luis Alberto (ORG.). A Ciência e a organização dos saberes na Idade Média. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
GILSON, Etinne. A filosofia na Idade Media. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
NEF, Frédéric. A linguagem: uma abordagem filosófica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
OKCHAM, Guillermo de. Suma de Lógica. Trad. Alfonso Flórez Flórez. Bogotá: Editora Consuelo Gaitán Gaitán, 1994.
VIER, Raimundo. A “Navalha de Ockham”. In: GARCIA, Antonio (ORG.). Estudos de Filosofia Medieval: A obra de Raimundo Vier. Petrópolis: Vozes, 1997a.
VIER, Raimundo. Ockham e os tempos modernos. In: GARCIA, Antonio (ORG.). Estudos de Filosofia Medieval: A obra de Raimundo Vier. Petrópolis: Vozes, 1997b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).