O PROBLEMA DA ESCRITA: PRELÚDIO PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.41251Palavras-chave:
Escrita. Schiller. Fichte. Educação estéticaResumo
No ano de 1795, Fichte e Schiller iniciam uma polêmica troca de cartas que pode ser entendida como a gênese da investigação acerca da escrita filosófica. Schiller recusara um artigo apresentado por Fichte, também membro da revista Die Horen, por sua forma dura, rígida e de difícil compreensão. O argumento se baseia na proposta de tentar unir a beleza da escrita poética à busca da expressão da verdade, comumente encontrada nos conceitos da filosofia. Schiller pretendia usar a beleza para desenvolver uma forma mais sensível de apresentar e fazer compreender melhor as ideias da filosofia. Fichte, que já retrucara o estilo epistolar das cartas para a educação estética de Schiller, pôs-se a elencar os argumentos para defender um estilo rígido, preciso e nada poético. A partir de então, a escrita pode ser investigada como um legítimo problema filosófico à luz da poesia, da ciência e da cultura, e, o debate em torno deste tema fomentado por Schiller, como um prelúdio ao seu projeto de uma educação estética da humanidade.
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Referências
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