SOBRE A INSUBMISSÃO DE LEON TOLSTOI
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.41255Palavras-chave:
Anarquismo, Estado, Insubmissão, Sociedade, Violência.Resumo
Proponho neste artigo uma análise a respeito da noção de insubmissão em Leon Tolstoi que integra o embate entre Estado e sociedade civil. Para tanto, questões fundamentais surgem: haveria a necessidade de manutenção de uma estrutura baseada exclusivamente no uso da força? O uso da violência é um instrumento legítimo da sociedade civil na busca pela auto-gestão? Ambas as questões são respondidas de forma negativa por Tolstoi e por este motivo é um convite ao pensar de nossas reações contemporâneas frente ao Estado, a violência e a submissão.
Downloads
Referências
OLIVA, Alberto. Anarquismo e conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
PROUDHON. O que é a propriedade? Trad. Marília Caeiro. - 2ª edição. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
TOLSTOI, Leão. A Insubmissão e outros escritos. Trad. Plínio Augusto Coêlho. – Cotia: Ateliê Editorial; São Paulo: Editora Imaginário, 2010.
______. O reino de Deus está em vós. Trad. Celina Portoarrero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.
WATRIN, Jorge Paulo dos Santos. O cristianismo libertário de Tolstoi: implicações políticas de um saber religioso. 2012. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
OODCOCK, G. História das idéias e movimentos anarquistas - v.1: A idéia. Trad. Júlia Tettamanzy. Porto Alegre: L&PM, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).