POSSIBILIDADE DE UMA HERMENÊUTICA DO SI MESMO SEGUNDO PAUL RICOUER PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fagner Veloso da Silva
  • Ricardo Leon Lopes

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41656

Palavras-chave:

Constituição do si, Experiência, Filosofar, Hermenêutica.

Resumo

O ensino e a aprendizagem da filosofia constituem dois momentos importantes do exercício e da atividade filosófica na sala de aula, pois através desta atividade buscar-se-á criar, inventar, reinventar e produzir novos saberes e ações que se configurem como uma experiência filosófica. A experiência do filosofar possibilita uma maior flexibilidade entre o pensar e o agir, tendo como finalidade a constituição do si do alunado. Mediante a experiência do filosofar entendemos não apenas a reflexão, a compreensão e interpretação dos textos filosóficos, mas uma auto interpretação que o sujeito assume por sua educação, identidade/constituição de si. Por suas deliberações e avaliações de suas ações, o aluno caminha para aquilo que Paul Ricoeur chamou de “a visada da vida boa com e para outrem em instituições justas”. E, para alcançar essa “vida boa com e para outrem em instituições justas” parece necessário a capacidade de ordenar e reconstruir suas experiências de vida. Para alcance desse objetivo o sujeito tem de interpretar o seu próprio eu, pois o ser humano busca não só fazer uma descrição de sua existência no mundo, ele quer interpretar o sentido desta sua existência, razão pela qual possui uma necessidade de compreender o seu ser mundo. Realizando esse esforço reflexivo para uma tomada da consciência de si, os alunos podem adquirir novos sentidos e valores que o permitam viver numa perspectiva ética que eles mesmos poderão escolher entre a que entender ser mais adequada para sua vida, possibilitando-os desenvolver seus projetos pessoais e sociais com responsabilidade diante de seu próprio agir. Por esta razão buscamos delinear os traços de uma hermenêutica filosófica que proporcionasse não apenas regras de interpretação textual, mas de uma compreensão que possa auxiliar a existência humana tendo como fundamento a criação de parâmetros filosóficos para os alunos criarem e re-criarem a si mesmo e ao mundo de forma original e autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPIS, Renata Lima. Ensinar filosofia: um livro para professores. 1ª Edição. Editora: Atta Mídia e Educação. São Paulo, 2009.

______ .Fragmentos de ideias sobre ensino de filosofia e re-existência.

______. O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosofia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004. Disponível em ,http://www.cedes.unicamp.br>

BRASIL: MEC/SEB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acessado em 11 jan.2018.

PALMER, Richard E. Hermenêutica. Edições 70. – Lisboa, 1969.

Ricoeur, Paul. O si-mesmo como um outro. 1ª ed. Editora WMF Martins Fontes. – São Paulo, 2014

______. Hermenêutica e ação: da hermenêutica do texto a hermenêutica da ação. 1ªed. Prometeo Libros. – Buenos Aires, 2008.

______. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Trad. por Artur Moão do original inglês Interpretation Theory: discourse and the surplus of meanig. Lisboa: Edições 70, 2000.

______. Del texto a la acción: ensayos de hermenêutica II. Tradução de Pablo Corona.Editora: Fondo de Cultura Económica. México, 2002.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

FILOSOFIA E ENSINO DE FILOSOFIA