IMAGENS FILOSÓFICAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Daniel Figueiras Alves

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41668

Palavras-chave:

Filosofia, Platão, Imagem, Metodologia, Didática.

Resumo

Este texto tem por objetivo ampliar algumas discussões em torno das questões metodológicas para o ensino da filosofia. Num primeiro momento, extraímos de Platão a noção de “imagens filosóficas” – conceito criado e obtido mediante livre interpretação com base em alguns diálogos. Tal noção consiste num vasto conjunto de representações de cunho estético que permeava o universo do imaginário no contexto social e cultural de Platão. Dentro dessa perspectiva, as imagens assumiriam uma função pedagógica, contribuindo para a formação sensível do filósofo-governante. Num segundo momento do texto, apresentamos duas didáticas para o ensino de filosofia, ambas interessadas na problemática metodológica. Sílvio Gallo e Lidia Maria Rodrigo, ressaltam em suas obras a necessidade de experienciar a filosofia (viver o conceito) e superar uma dicotomia entre deficiência cultural e rigor filosófico. Assim, a contribuição das “imagens filosóficas” para o ensino de filosofia poderia ser justificada pelo caráter intermediador (metaxy) entre o conceito abstrato e o cotidiano dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, D. F. Estatuto ontológico e função educativa das imagens em Platão. 2016. 134 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

GALLO, S. D. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2014.

RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.

TAGLIAVINI, J. V. Imagens que provocam o filosofar: arte e ensino de Filosofia. In: GALLO, S. D. O.; CORNELLI, G.; DANELON, D. (Orgs.). Ensino de Filosofia: Teoria e Prática. Ijuí: Unijuí, 2004.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, OLHARES E METODOLOGIAS