A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FILOSOFIA: ENTRE O LEGAL E O IDEAL

Autores

  • Amanda Santos Lima

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41674

Palavras-chave:

Educação, ensino, Filosofia, formação docente, professor de Filosofia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise dos documentos da legislação federal que aborda a formação do professor de Filosofia no Brasil, assim como a visão de alguns teóricos da educação a respeito da formação de docentes de Filosofia. Será exposto o que a legislação discute sobre a educação pública brasileira, quais as implicações e subjeções acerca do tema e uma análise sobre posicionamento que o professor de Filosofia tem perante a atual realidade educacional. O trabalho visa uma análise sobre a formação do professor entre o legal e o ideal, ou seja, entre aquilo que deveria em termos teóricos e o que a lei prevê. No primeiro momento, é tratado a respeito de alguns fatos históricos fundamentais. No segundo instante articula-se sobre a formação dos professores e como esta formação interfere no desenvolvimento do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T.W. A filosofia e os professores. In.: ADORNO, T.W. Educação e Emancipa- ção. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Formação de professores do ensino médio. Caderno II: Ciências Humanas. Curitiba: EdUFPR, 2014.

______. Orientações curriculares para o ensino médio. v.3. Brasília: 2006.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: 2000.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

MATOS, J.C. A formação pedagógica dos professores de filosofia. São Paulo: Loyola, 2013.

PUCCI, B. A Filosofia na formação universitária dos professores do ensino médio. Anais do 5º Congresso da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa. Acesso em 27/06/2017. Disponível em < https://www.fe.unicamp.br/sofelp/arquivos/textos- comunicacoes.pdf > p. 580-591.

SUAREZ, R. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). In.: Revista Kriterion, v.46, n.112, dez., Belo Horizonte: 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

O ENSINO DE FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE