FILOSOFIA AFRICANA:

NECROPOLÍTICA E POÉTICA DE RESISTÊNCIA

Autores

  • Luis Carlos Ferreira dos Santos Rede Africanidades /UFBA
  • Eduardo David de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i2.49114

Palavras-chave:

Filosofia africana, Necropolítica, Poética de resistência

Resumo

O texto filosofia africana: necropolítica e poética de resistência tem como objetivo problematizar a necropolítjca a partir da paisagem brasileira. Neste aspecto tem como sentido a defesa de uma vida negra descolonizada a partir da filosofia africana brasileira.  O tímido diálogo da filosofia no Brasil em debate com a questão das relações etnicorraciais e a cosmovisão africana na filosofia brasileira é a expressão do combate ao negro-africano-descendente no projeto político brasileiro. Nesse sentido, busca a partir da reflexão da discussão da filosofia africana brasileira uma inspiração no combate a política de morte por meio da linguagem poética.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Ferreira dos Santos, Rede Africanidades /UFBA

Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Mestre em Educação (UFBA). Graduado em Filosofia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Rede Africanidades.

Eduardo David de Oliveira

Professor da FACED/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Rede Africanidades, Sócio-fundador do IPAD-Instituto de pesquisa da afrodescendência e sócio-fundador do IFIL - Instituto de Filosofia da Libertação e atualmente coordenador da Linha de Pesquisa Conhecimento e Cultura do Doutorado Multi-institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.

Referências

ALEIXO, Ricardo. Pesado demais para a ventania. São Paulo: Todavia, 2018.
CASTRO, Yeda Pessoa. Falares africanos na Bahia. Um vocabulário afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Por uma vida descolonizada: diálogos entre a bioética de intervenção e os estudos sobre a colonialidade. 2010. 128 f. Tese (Doutorado em Bioética), Universidade de Brasília, Brasília, 2010
FREYRE, Gilberto. Casa-grande &senzala: formação da família sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.
FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki.African Cosmoloy of the Bântu-Kôngo. Principles of life & Living. Canada: ATHELIA HENRIETTA PRESS. Publishing in the name Orunmila, 2011.
GLISSANT, Édouard. Poética da Relação. Portugal: Porto Editora, 2011.
LUZ, Marcos Aurélio de Oliveira. Agadá: Dinâmica da Civilização Africano-Brasileira. 2. ed. Salvador: Editora EDUFBA, 2003.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. São Paulo: N-1 edições, 2018.
______. Políticas da Inimizade. Portugal: Antígona, 2017.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. Processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016.
NOGUERA, Renato. Dos condenados da terra à necropolítica: Diálogos filosóficos entre Frantz Fanon e Achille Mbembe. Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/textos-diaspoacutericos.html. Acesso em: 18 jan. 2019.
ONAWALE, Lande. Kalunga: poemas de um mar sem fim. Salvador: Edição do autor, 2011, p. 47.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
PESSANHA, Eliseu Amaro de Melo; DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. NECROPOLÍTICA: Estratégias de extermínio do corpo negro. ODEERE, [S.l.], v. 3, n. 6, p. 149-176, dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/
view/4327>. Acesso em: 11 jan. 2019.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. As coisas arcas: obra poética 4. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2003.
_______________. Entre Orfe(x)u e Enxunouveau. Análise de uma estética de base afrodiaspórica na Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Azougue, 2017
RODRIGUES, Nina. As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1938.
______. O animismo fetichista dos negros baianos. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Editora UFRJ, 2006.
______. O alienado no Direito civil brasileiro. São Paulo: Edições da Companhia Editorial Nacional, 1939.
SANTANA, Tiganá. O Oco-Transbordo. Londrina: Rubra Cartoneira Editorial, 2013.
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um pensamento das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp; Rio de Janeiro: Pallas, 2002.
SANTOS, Luis Carlos. (2014) Justiça como Ancestralidade: em torno de uma filosofia da educação no Brasil. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
SARR, Felwine. Afrotopia. Paris: Éditions Philippe Rey, 2016.
SODRÉ, Muniz. A Verdade Seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Franciscvo Alves Editora S.A., 1988.

Downloads

Publicado

21-11-2019

Edição

Seção

POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA: Epistemicídio e Genocídio