LE AVVENTURE DI ODRADEK. NATURA, CIVILTÀ, SPAZZATURA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49545Palavras-chave:
Fragmento, Alegoria, Utopia, Ecologia, TecnologiaResumo
Viver na paisagem atualmente desfigurada - onde a natureza é apenas um fragmento de uma beleza e riqueza antigas - significa entrar na era da alegoria tout court, dentro da qual a existência humana é forçada a habitar em uma paisagem lunar, lembrando as descritas por P.K. Dick, local de lixo podre, onde tudo é rapidamente reduzido a "kipple" e "gubble". No entanto, mesmo que um mero fragmento, uma alegoria de seu antigo eu, a natureza ainda mantenha uma dimensão histórica: a dimensão do tempo à qual o universo social - transformado em um mito obtuso de autoperpetuação - desistiu em nome do "sempre idêntico e sempre novo” e da irrevogabilidade de um resultado histórico-contigente específico. No entanto, mesmo uma natureza desfigurada pode ser a fonte de uma utopia concreta de reintegração, em virtude de sua dimensão histórica. Em outras palavras, tanto os desperdícios da natureza quanto os sonhos de salvação não estão isentos de uma solidariedade mútua não esperada: interconectados, eles empurram a imaginação em terras remotas e há muito esquecidas, onde habita uma felicidade cujo nome - agora indizível na história - é o Éden recuperado.
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