FORMA DIREITO IGUAL A FORMA MERCADORIA? SOBRE O MÉTODO EM PASCHUKANIS:
DOUTRINA GERAL DO DIREITO E O MARXISMO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i4.49709Palavras-chave:
Forma direito, Forma mercadoria, Pessoa de direitoResumo
Este artigo analisa a relação estabelecida por Paschukanis entre a forma direito e a forma mercadoria. A tese de Paschukanis é de que a forma direito é determinada pela forma mercadoria. Justamente por isso, a relação social entre os possuidores de mercadorias é regulada pela forma direito. O direito se apresenta então simplesmente como uma forma de dominação capitalista. O artigo tem como objetivo mostrar as incongruências dessa analogia entre a forma mercadoria e a forma direito. Paschukanis apresenta um conceito reducionista de direito, que desconhece o seu aspecto positivo, capaz de constituir espaços livres individuais e mediar a relação entre a esfera individual e a social. [Resumo do tradutor].
Downloads
Referências
MARX, K. Debatten über die Preßfreiheit. MEW 1. Berlin: Dietz, 1981, p. 28–77.
______. Einleitung [zur Kritik der politischen Ökonomie]. MEW 13. Berlin: Dietz, 1961. S. 615–642.
______. Das Kapital. Kritik der politischen Ökonomie. Erster Band. Buch I: Der Produktionsprozeß des Kapitals. MEW 23. Berlin: Dietz, 1962.
HEGEL, G. W. F. Grundlinien der Philosophie des Rechts oder Naturrecht und Staatswissenschaft im Grundrisse. GW 14. Hamburg: Meiner, 2009.
PASCHUKANIS, E. Allgemeine Rechtslehre und Marxismus. Versuch einer Kritik der juristischen Grundbegriffe. Frankfurt/M., 1970. (Archiv sozialistischer Literatur 3).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).