SOBRE O CAPITAL DE MARX:
PARA TRANSFORMAR COM SENTIDO É PRECISO COMPREENDER OS SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i4.49721Palavras-chave:
O Capital, Dialéctica, Materialismo, SocialismoResumo
Este artigo consiste em uma exposição elaborada a partir da associação entre aspectos históricos e teóricos atinentes à produção d’O capital, realizada a partir da urdidura entre datas e conteúdos que articulam o significado crítico da teoria e a sua relevância, com o seu sentido político de transformar e superar a sociedade capitalista. Mapeia conceitos a partir dos seus encontros e desencontros epistemológicos estabelecidos entre a dialéctica hegeliana e a dialéctica do “materialismo ontológico”, à medida que esmiúça os sentidos filosófico e político da obra. Oferece uma chave heurística para a decifração da obra enquanto um empreendimento, não apenas científico, mas sobretudo político e comprometido com a luta pelo socialismo. [Resumo do editor].
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).