A TENSÃO ENTRE A AUTONOMIA DA RAZÃO E NATUREZA NA FILOSOFIA DA NATUREZA DE HEGEL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i4.52272Palavras-chave:
Filosofia da Natureza, Ciências empíricas, Metafísica, Naturalismo, Ideia em externalidade, Impotência da NaturezaResumo
Este artigo discute a relação entre externalidade da natureza e autonomia da razão, um dos mais controversos problemas na filosofia de Hegel. Dito de modo simples, este artigo concentra-se na questão de como a compatibilidade da estrutura lógica da razão e da realidade factual é solucionada no sistema hegeliano. Afirma-se, aqui, que Hegel considera inadequadas as respostas dadas antes dele na filosofia da natureza moderna, e que, portanto, ele recusa tanto a abordagem realista quanto a idealista. Para ele, a natureza não é nem totalmente compatível, nem totalmente distinta da razão. Uma vez que ele repudia as duas opiniões, perguntar se a filosofia da natureza de Hegel é um modelo a priori ou não se torna irrelevante. Após a revisão da literatura, uma nova interpretação para além dessa dicotomia é sugerida. Com base na análise das primeiras páginas da Filosofia da Natureza, vou mostrar que, de acordo com Hegel, natureza e metafísica são dois jogos de linguagem diferentes: a questão essencial é um problema de tradução. Embora a Ideia sirva como uma metalinguagem que mantém unidas esses dois jogos de linguagem, nenhuma transição exata é possível.
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