CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIALÉTICA NEGATIVA E RAZÃO

Autores

  • Marsiel Pacifico UEMS

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v12i2.57867

Palavras-chave:

Dialética negativa, Razão, Theodor Adorno, Dialética, Teoria Crítica da sociedade

Resumo

A obra Dialética Negativa (1966) propicia uma importante reflexão sobre a estruturação do pensamento filosófico moderno sendo um legado conceitual e epistemológico fundamental para a compreensão do pensamento de Theodor W. Adorno. Sua leitura complexa suscita tensões acerca dos limites do papel da razão e compreende a necessidade metodológica da construção de uma dialética que escape à tendência absolutizante observada como imanente da velha dialética. Dessa maneira, por meio de uma revisão de literatura, esse artigo se propõe a estudar os significados que emergem a partir do conceito de razão na Dialética Negativa adorniana. Para tanto, de início, demonstra-se como a crítica à razão é uma constante do pensamento do autor que vai ganhando forma e relevância desde a Dialética do Esclarecimento, que apontara criticamente para a tecnicidade positivista expressa na forma denominada razão instrumental, até a radicalidade da crítica encontrada na obra Dialética Negativa. Posteriormente, aponta-se para os limites da forma preponderante da filosofia, materializada na dialética hegeliana, e os limites da experiência no interior do jogo de forças entre teses e antíteses, destacando a necessidade da construção de uma filosofia que faça violência contra si mesma. Compreende-se que outras formas de estruturação do pensamento, como os aforismas, podem alcançar espaços singulares da experiência formativa estrangeiros ao pensamento filosófico predominante. Por fim, aponta-se para o totalitarismo da dialética tradicional como obstáculo fundamental, encaminhando princípios de outra razão exposta em uma Dialética Negativa, que não vise à dissolução das diferenças e o apaziguamento das tensões como forma resolutiva do pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação, In: Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Tradução Newton Ramos-de-Oliveira. Campinas, SP. Autores Associados, 2010.

ADORNO, T. W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro. Zahar. 2009.

BENJAMIN, W. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Tradutores: Maria Luz Moita, Maria Amélia Cruz e Manuel Alberto. Lisboa: Relógio D’água Editores, 1992.

GOMES, L. R. Teoria Crítica e Educação Política em Theodor Adorno. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p. 286-296, set.2010 - ISSN: 1676-2584

GATTI, L. Exercícios do pensamento: dialética negativa. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n.85, p.261-270, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_

arttext&pid=S010133002009000300012&lng=en&nrm=iso> Acesso em 14 Abr. 2020.

PUCCI, B. A dialética negativa enquanto metodologia de pesquisa em educação: atualidades. In: Revista e-curriculum, São Paulo, v.8 n.1 ABRIL 2012

PUCCI, B. Walter Benjamin confidente de Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento. In: Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, SP, v. 07, n. 02, p. 55-69, 2000.

SCHIPPLING, A. O "não-idêntico " na ideia de razão de Theodor W. Adorno e a resultante possibilidade de uma filosofia fecunda para a Pós-modernidade. In: Revista Filosófica de Coimbra - n." 25 (2004) pp. 129-140.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Edição

Seção

Artigos