ASPECTOS DA COORDENAÇÃO ENTRE A SEMÂNTICA E A FILOSOFIA EM GILBERT RYLE:

UM ARGUMENTO SOBRE A NATUREZA FILOSÓFICA DO CONHECIMENTO SEMÂNTICO

Autores

  • Lucas Ribeiro Vollet Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v12i2.57900

Palavras-chave:

semântica, categorias, filosofia

Resumo

Esse artigo explora as teses de dois artigos de 1930 de Gilbert Ryle (Expressões sistematicamente enganadoras e Categorias) para discutir uma alternativa de oposição à tese Quine-davidsoniana de que conhecimentos semânticos sobre a verdade simpliciter e a verdade analítica são puramente linguísticos e estruturais, sem envolver nenhum conhecimento mais normativo, conceitual ou intensional, sobre a identidade dos objetos-semânticos estudados. A tese de Ryle não é uma oposição óbvia, pois concorda com Quine-Davidson em pelo menos um ponto-chave: a tese de que conhecimentos semânticos não envolvem objetos intensionais. No entanto, além de, contrariamente a eles, manter uma visão normativa sobre a prática da significação, a tese de Ryle contém ainda uma oposição a Q-D não obviamente perceptível, embora fundamental: a de que conhecimentos estruturais sobre ligações semânticas envolvem uma compreensão categorial, que ensina os falantes da língua a preverem antinomias ou enganações sistemáticas. Ryle acredita que esse conhecimento é filosófico, além de semântico. Sua tese mostra um aspecto em que a semântica e a filosofia não estão completamente divorciadas. Esse artigo pretende lembrar essa opção interpretativa ao universo da discussão semântica atual.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Ribeiro Vollet, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). , atuando principalmente no seguinte tema: juízo, razão prática, validade, ciência. Atualmente é doutorando do departamento de Lógica e Epistemologia da mesma Universidade.

Referências

DAVIDSON, D. Inquiries into Truth and Interpretation. Clarendon Press. Oxford, 2001.
DUMMET, M. Frege: Philosophy of Language. Harper and Row, Publishers, 1973.
HAACK, S. Filosofia das Lógicas. SP: Editora Unesp, 2002
FREGE, Gottlob. Lógica e Filosofia da Linguagem; org. trad. Paulo Alcoforado. São Paulo, Edusp, 2009.
QUINE, W.V.O. Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
QUINE, W.V.O. The Ways of Paradox: and other essays. New York: Random House, 1966.
KANT, I. (2013). Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela P. dos Santos e Alexandre F. Morujão. 8.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
RUSSEL, B. Lógica e Teoria do Conhecimento, Ensaios Escolhidos. [S.l.]: Abril Cultural, 1978.
RYLE, G. (1980) Expressões Sistematicamente Enganadoras e Outros Ensaios. São Paulo: Editora Abril Cultural.
TARSKI, A. The Concept of Truth in Formalized Languages. Reprinted in Logic, Semantics, Metamathematics. Papers from 1923 to 1938, 2nd ed. Indianapolis, Hackett Publishing Company, 2006, pp. 152–278

Downloads

Publicado

23-12-2021

Edição

Seção

Artigos