CONTUDO, NO INFERNO!
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.59434Palavras-chave:
Lúcifer, Sistema, Hierarquia social, Agamben, InstitucionalizaçãoResumo
A sistematização e institucionalização da vida prática social através de controles é efetivada por profissionais ou burocratas do sistema. Qual o papel desses burocratas e profissionais e a qual sistema acima deles que eles respondem? E qual é o efeito que esse sistema e esses atravessadores infringem em nossa liberdade individual e social? Esse é um assunto que Michel Foucault e, contemporaneamente, Giorgio Agamben exploram em suas pesquisas e livros. Trataremos aqui dessa questão sob a inspiração de um excerto de Giorgio Agamben em seu livro O Reino e a Glória e daremos um direcionamento ao mesmo tempo metafórico, com a hierarquia angelical e com a queda de Lúcifer ao inferno, mas também fático mostrando alternativas reais a esse sistema. O objetivo com isso é mostrar como escapar do sistema atual através de um “novo mundo” onde possibilidades de realizar e viver diferente nossas liberdades podem ser efetivadas. Para isso, não faremos previsões ou alternativas ficcionais ou utópicas, mas realistas e que já estão em atividade em algumas pequenas áreas do pensamento e das ações sociais no mundo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O Reino e a Glória: uma genealogia teológica da economia e do governo. Trad. Selvino J. Assmann, São Paulo: Boitempo, 2011.
AQUINO, Santo Tomás. Suma Teológica. Trad. Alexandre Correia, in http://alexandriacatolica.blogspot.com/2017/04/suma-teologica-traducao-de-alexandre.html.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Trad. eBooksBrasil.com, www.geocities.com/projetoperiferia, 2003.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Trad. Eduardo Brandão; revisão tradução Cláudia Berliner, São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ILLICH, Ivan. O Direito ao Desemprego Criador: a decadência da idade profissional. Trad. Joaquim Campelo Marques, Andaluzia: Editorial Alhambra, 1978.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escolas. Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth, Petrópolis: Vozes, 1985.
PARIJS, Philippe Van; VANDERBORGHT, Yannick. Basic Income: a radical proposal for a free society and a sane economy. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2017.
SKIDELSKY, Robert; SKIDELSKY, Edward. Quanto é Suficiente? O amor pelo dinheiro e a defesa da boa vida. Trad. Vera Caputo, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernando Fontoura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).