TORNAR-SE CONTEMPORÂNEO DA FILOSOFIA:
O CONCEITO DE CONTEMPORANEIDADE (SAMTIDIGHED) EM KIERKEGAARD
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63150Palavras-chave:
Contemporaneidade, Forma existencial da filosofia, Crítica a erudiçãoResumo
O presente trabalho visa pensar com Kierkegaard um modo existencial de se relacionar com o saber da filosofia. Isto significa tornar visível como o próprio Kierkegaard pensava a filosofia. Este modo de ver a filosofia é originariamente existencial. Existencial deve ser compreendido fenomenológica-hermeneuticamente como realização ontológica do si-mesmo (Selv). Este modo de se relacionar com a verdade ou de fazer filosofia não é do âmbito epistemológico. Também não é do âmbito da erudição. Saber sobre filosofia, não nos garante o fazer da filosofia. Este trabalho perseguirá o desenvolvimento desta questão muito provocado por Gadamer, que, em Verdade e método, utiliza o conceito de “contemporaneidade” de Kierkegaard, retirando do contexto religioso, para poder pensar a obra de arte. Então, neste trabalho, aplicarei o conceito de “contemporaneidade” de Kierkegaard para mostrar como este conceito é essencial para caracterizar o modo como Kierkegaard fazia filosofia.
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